Wednesday, December 31, 2008

HAMBURGUER DE LENTILHAS
Ingredientes:
1 xícara de lentilhas
palmitos picadinhos
1 cebola pequena picada
1 cenoura crua ralada
1/4 xícara de pão integral esfarelado
1/2 xícara de aveia fina
2 CS de shoyu
2 CS de salsa picada
1 clara de ovo caipira
sal marinho  a gosto

Como fazer:

Deixe a lentilha de molho na água, na véspera. Lave bem os grãos e cozinhe em duas xícaras de água até que estejam macios, mas não demais: é importante que os grãos fiquem firmes (leva mais ou menos 30 minutos, talvez seja necessário adicionar um pouquinho mais de água ao cozimento), pois se amolecerem e ficarem encharcados, não se consegue modelar o hamburguer sem juntar um excesso de farináceos, o que o deixa pesado e com o sabor alterado. Escorra bem as lentilhas e reserve.

Refogue a cebola  até dourar (pode-se fazer isso também em um pouco de óleo  de milho ou girassol). Deixe esfriar.

Numa tigela, junte as lentilhas, o molho de cebolas, a aveia, a cenoura e a salsa. Acrescente a clara batida levemente e depois, o shoyu.

Tempere com o sal e a pimenta, acrescentando o pão esfarelado, aos poucos, para dar liga. Coloque essa massa na geladeira por uma hora.

Molde os hamburgueres e asse.
Se quiser, faça um molho de tomates para acompanhar.

Dicas:
Pode-se substituir, no todo ou em parte (metade), as cenouras ou berinjelas levemente cozidas, no formato de cubinhos ou azeitonas, cortadas em lascas miúdas; quando usar a cenoura em cubinhos, substitua a cenoura ralada da receita, por uma beterraba crua ralada; assim, variamos os ingredientes e o prato também não fica tão caro.
SORVETE NATUREBA
Chegando o calor, um dos primeiros desejos que afloram é o de comer um sorvete: geladinho, cremoso e com sabor de frutas.

A diferença entre um picolé e um sorvete encontra-se no tamanho dos cristais de gelo; no picolé, os cristais são grandes e no sorvete, acontece o oposto: os cristais são pequenos.
Por isso, o picolé congela independente no freezer e o sorvete, tem que ser batido várias vezes para que congele adequadamente e fique macio. O ideal é colocá-lo para congelar e a cada duas horas, bater a mistura e devolver para o gelo. Quanto mais batido for, melhor ficará sua consistência.

Para criar um picolé, basta fazer um suco: bater a fruta no liquidificador e pôr para gelar. Esperamos o tempo necessário, sem intervir.
A execução do sorvete exige mais de nós.

A maneira mais simples de fazer um sorvete vegetariano é pegar a fruta madura, congelá-la e bater no processador. Sendo bem madura, não precisa de adoçantes.

O jeito um pouquinho mais sofisticado: adicionar à fruta escolhida (banana, manga, morango, mamão etc, preferencialmente orgânica), inhame cru e descascado e um pouquinho de leite de aveia ou de amêndoas (pela minha experiência, são os que deixam o sorvete mais gostoso). Bater no processador ou liquidificador e congelar. Siga o método de bater a cada duas horas, para ganhar a cremosidade.

É importante dizer aqui, que existem no mercado inúmeras substâncias artificiais (emulsificantes) que tornam o processo mais rápido. Porém, temos o mesmo resultado ao congelar e bater várias vezes, o que pode significar mais "trabalho", mas ganho em alimentação saudável.

Aumentando a elaboração: utilizamos a agar-agar, gelatina de algas.
Escolhemos a fruta, o adoçante (mel ou mascavo, se necessário), cacau em pó (se desejarmos) e uma colher de sopa de agar-agar, dissolvida em 4 colheres de água quente. Batemos tudo no liquidificador, colocamos no freezer e a cada duas horas, batemos, até ficar na consistência ideal.

Já experimentei usar também um mingau ralo de araruta e água ou leite de soja, deixar esfriar e adicionar aos outros ingredientes no liquidificador.
No máximo, se refaz o processo de congelar e bater, três vezes (depende da textura da fruta; por exemplo, o sorvete de abacate fica pronto mais rapidamente).

Friday, December 26, 2008

LENTILHA ASSADA PARA O ANO NOVO

Ingredientes:
500 g de lentilhas
350 g de tofu
100 g de tomates secos
100 g de azeitonas pretas picadas
100 g de castanhas ou nozes
100 g de cogumelos
50 g de uvas passas pretas
queijo ricota (opcional)
1 maço de temperos verdes (salsa e cebolinha)
2 tomates picados
1 cebola grande
sal marinho a gosto
azeite de oliva extra-virgem

Como fazer:

Lave as lentilhas e coloque-as de molho em água, na noite anterior. Pela manhã, lave-as bem e despreze totalmente a água em que ficaram de molho. Cozinhe até os grãos amolecerem .

Refogue a cebola e os tomates. 

Adicione ao refogado os demais ingredientes, a lentilha cozida (elimine a maior parte do líquido) e misture delicadamente.

Em prato refratário, espalhe a mistura e salpique com ricota (se quiser). Caso não use o queijo, coloque bastante azeite de oliva, para não ressecar.

Asse em forno pré-aquecido a 200º por 35 minutos.

Depois de assado, regue com mais oliva e decore com tomates recortados e azeitonas inteiras.

ARROZ INTEGRAL AROMÁTICO COM ROMà
Dizem que a romã traz boa sorte e atrai a prosperidade quando a comemos na passagem do ano e guardamos suas sementes junto ao dinheiro que carregamos - é uma fruta recomendada, devido a esses atributos, a fazer parte da ceia de Ano Novo.
Mas, sortilégios e folclore à parte, a romã tem propriedades medicinais (como todo alimento): é utilizada para acabar com rouquidão, afecções da boca, garganta e gengivas (auxilia na prevenção de aftas) e combate disinterias; é uma fruta oxidante, mineralizante e refrescante.



Ingredientes:

1 CS de óleo vegetal
100 g de amêndoas torradas
250 g de arroz integral com 1 cc bem cheia de açafrão 
1 pau de canela
450 g de caldo de legumes fervente
1 romã madura
1 lasca de gengibre fresco (não exagere porque seu sabor toma conta do prato)
1 cc de mel
1 CS de hortelã fresca
2 CS de salsa picada
sal marinho  a gosto

Como fazer:

Aqueça o óleo e adicione o arroz com o açafrão, refogando bem. Junte a canela e o caldo de legumes, tempere com o sal e a pimenta.

Quando começar a ferver, deixe cozinhar em fogo baixo.

Corte a romã pela metade, remova as sementes (e guarde para colocar na sua carteira) e reserve 1/3 para a decoração.

Ponha a fruta restante numa peneira sobre uma tigela e amasse com um garfo para extrair o suco. Junte o gegibre ralado e também amasse para extrair o suco; adicione o mel.

Assim que o arroz estiver cozido, acrescente essa mistura e deixe cozinhar mais 2 minutos.

Remova a canela em pau e revolva o arroz com um garfo, juntando a hortelã e a salsa.

Coloque numa travessa e espalhe por cima as amêndoas torradas e a romã reservada para enfeitar o prato.

Wednesday, December 24, 2008

TOFU NATALINO Á MODA MACROBIÓTICA
Ingredientes:
1 - 2 kg de tofu bem firme 

2 - 2 CS de óleo de gergelim ou azeite
1 cebola roxa grande em fatias finas 
160 g de alho-poró
70 g de cogumelos picados
2 g de alecrim seco
350 g de uma mistura de salsinha, cebolinha, coentro, ervas de provence ou quaisquer outras ervas à sua escolha 
1 colher de chá de açafrão 

3 - 1/2 xícara de óleo de gergelim ou azeite
30 g de missô 
75 ml de suco de laranja
1 g de raspas de casca de laranja
3 ramos de alecrim fresco 

4 - semente de gergelim e uvas passas


Como fazer:


Forre uma peneira grande com um pano de prato fino e apóie sobre uma tigela. Espalhe o tofu sobre a peneira. Cubra com outro pano de prato. Coloque um peso sobre o tofu. Deixe na geladeira por 3 horas.

Em uma frigideira, coloque o óleo ou o azeite, a cebola, o alho-poró, os cogumelos e leve ao fogo. Mexa bem, deixe amolecer um pouco e acrescente os demais ingredientes do parágrafo 2. Cozinhe por 5 minutos e tire do fogo.

Pré-aqueça o forno a 200º. Unte uma forma refratária. 

Em uma vasilha pequena, misture os ingredientes do parágrafo 3. 

Retire o tofu da geladeira; retire o peso. Coloque 3/4 do tofu na forma. Pincele com os ingredientes da vasilha pequena. Acrescente todos os ingredientes da frigideira. Cubra com o tofu remanescente. Salpique gergelim. 

Leve ao forno por 15 minutos. Cubra com uvas passas, decore a gosto e sirva.

BOLO DE NATAL
Ingredientes:
250 g=2 xícaras de tâmaras picadas sem os caroços
300 ml=1 1/4 xícara de água 
175 g=1 1/4 xícara de farinha de trigo integral
175 g=1 1/4 xícaras de frutas secas diversas à
sua escolha
2 cc de fermento biológico
1 cc de especiarias à sua escolha
4 CS de suco de laranja
Para decorar: amêndoas, nozes, castanhas-do-pará, cerejas.


Como fazer:


Aqueça as tâmaras na água até que fiquem macias. Remova do fogo e amasse com um garfo. 

Adicione os demais ingredientes e misture bem. 

Coloque a massa em uma assadeira untada de 900 g. Você pode por os enfeites comestíveis antes de assar. 

Asse à 170º por 1 hora e meia, verificando com o palito se o cozimento está no ponto. 

Depois que o bolo esfriar, se quiser, derreta açúcar mascavo em água quente e
jogue sobre a decoração
.

Wednesday, December 17, 2008

UM NATAL DE VERDADE
No próximo dia 25 de dezembro, cerca de 2 bilhões de pessoas de todo o planeta vão comemorar o Natal. Para todos aqueles que crêem que Jesus foi o Messias que veio à Terra para redimir a humanidade, essa é a celebração mais importante do ano. Deveria, portanto, ser um momento de reflexão, de exaltação da vida, de conexão com a misericórdia e o amor – a própria palavra NATAL remete a nascimento, e não deveria combinar com morte! Infelizmente, não é isso o que ocorre. Nas mesas enfeitadas com flores, porcelanas e belos candelabros, o protagonista é sempre um animal morto – ou vários.

São bois, porcos, peixes, cabritos, cordeiros, frangos e, principalmente, perus, além das aves geneticamente modificadas, como os chésteres. Restaurantes oferecem ceias especiais, com ingredientes como vitela, alimentos cuja produção requer a mais sórdida crueldade. Assim, a maior festa da Cristandade se converte em um espetáculo lamentável de morte e desrespeito à vida, num dia em que os sentimentos cristãos, como o amor, a compaixão, o respeito e a solidariedade, deveriam estar em primeiro plano.

Mas não precisa ser assim. E VOCÊ pode começar a fazer a diferença! Em vez de servir perus, pernis, lombos ou qualquer outro produto de origem animal, receba sua família e seus amigos com pratos vegetarianos deliciosos, cem por cento livres de crueldade. Isso é possível! Veja as receitas abaixo e surpreenda-se com as infinitas possibilidades de um Natal sem morte. Assim, você terá um verdadeiro Feliz Natal, com a consciência leve e o coração tranqüilo!

Boas Festas, e bom apetite!


ENTRADA: SALADA ARCO-ÍRIS

Ingredientes:
Folhas de alface de vários tipos (americana, crespa, mimosa)
cenoura ralada
repolho roxo
brócolis
azeitonas
tomate cereja
brotos (alfafa ou trevo)
salsinha e cebolinha
tempero: sal, limão e óleo de oliva

Preparo:
Circunde a bandeja com as folhas de alface. No meio, coloque cenoura ralada, repolho roxo, brócolis, azeitonas, tomate cereja e brotos. Salpique salsinha e cebolinha sobre a salada. Regue com a sugestão de tempero, ou deixe para os convidados regarem ao se servirem.

PRATO PRINCIPAL: LASANHA DE TOFU E ESPINAFRE

Ingredientes:
½ pacote de massa para lasanha
500 g de tofu amassado com um garfo
500 g de espinafre
2 colheres de sopa de suco de limão
2 dentes de alho
4 xícaras de molho de tomate
sal, pimenta e manjericão a gosto

Preparo:
Prepare a massa da lasanha . No copo do liquidificador, bata todo o espinafre lavado até ele ficar bem moído e reserve. Ainda no liquidificador, bata todo o tofu com o suco de limão, o alho e os demais temperos, até formar um creme grosso e homogêneo. Numa forma refratária, disponha uma camada de molho de tomate, uma fatia de massa para lasanha, uma camada de creme de tofu e uma de espinafre. Vá alternando as camadas até acabar os ingredientes. Leve ao fogo médio por 30 minutos. Sirva bem quente
.

Saturday, December 13, 2008

ALIMENTO ROXO É SINAL DE SAÚDE !
O que os olhos vêem nas fotos destas páginas, o corpo inteiro sente. Espalhada pela natureza e, basta querer, também na sua mesa, destaca-se uma tinta, ou melhor, uma classe de compostos arroxeados sem igual. Se as nuances que recobrem as frutas e as hortaliças desta reportagem já chamavam sua atenção, a partir de agora devem resplandecer ainda mais. Afinal, estudos recentes mostram que as antocianinas, esses pigmentos poderosos visíveis na casca, mas encontrados também na polpa de alguns vegetais , são capazes de livrar as nossas células da sombra de diversos problemas.
Essas substâncias protegem as plantas de infecções e outros danos. E, no nosso organismo, elas realizam a mesma façanha só que de uma maneira diferente. Se a ciência já se encantava com seu poder de fogo contra os radicais livres, moléculas produzidas pelo próprio corpo cujo excesso está na raiz dos males degenerativos, outra novidade faz o componente saltar aos olhos: ele carregaria uma ação antiobesidade, garantem pesquisadores da
Universidade de Chubu, no Japão.
Os japoneses conduziram dois trabalhos sobre os efeitos do pigmento um com células de gordura manipuladas em laboratório e o outro com camundongos. Daí observaram que as antocianinas são capazes de regular o funcionamento dos adipócitos, o nome científico das células gordurosas, sendo uma das chaves para mantê-los mais murchos e diminuir as chances de aparecer a famigerada síndrome metabólica. O time de cientistas verificou que os ratinhos submetidos a uma dieta rica em gordura e
antocianinas ganharam poucos quilos comparados aos animais do grupo de controle, aquele sem cardápio gorduroso e sem pigmentos roxos.
Traduzindo: ao contribuir para que essas substâncias fiquem em equilíbrio no corpo, é possível evitar a sobra de gordura e a resistência à insulina, o mal que deflagra o
diabete tipo 2.
A COR QUE AFASTA O CÂNCER
A alimentação é uma arma poderosa contra os tumores no intestino, especialmente quando o cardápio é recheado de vegetais de cor roxa. Esse tom denuncia a presença de antocianinas, que são capazes de brecar a multiplicação de células defeituosas. Segundo cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, as uvas e os frutos vermelho-arroxeados são os itens que mais guardam as substâncias benéficas. Cereja, framboesa, amora, morango, ameixa e o açaí oferecem boas doses desses compostos.Investir em vegetais ricos em ácido fólico, como brócolis e o tomate, além de produtos lácteos desnatados, que são ricos em cálcio, é mais uma maneira de diminuir o risco do câncer de cólon. Isso sem falar nas fibras, que livram o intestino do contato com as toxinas e de seu efeito agressivo.Por outro lado, exagerar na gordura e nas comidas cheias de farinha refinada podem desacelerar o trânsito intestinal e expor a mucosa a agentes danosos, o que só colabora para o aparecimento de problemas.

Thursday, December 11, 2008

CACAU É EXCELENTE PARA O CÉREBRO !
E os flavonóides são os responsáveis por isso, revelou pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Segundo eles, a substância ajuda a aumentar o fluxo sangüíneo cerebral. Os participantes do estudo foram submetidos a consumir regularmente bebida à base de cacau por duas semanas. Os estudiosos observaram que os voluntários tiveram um aumento de 10% no bombeamento de sangue para o cérebro. Os autores definem que a ingestão de flavonóides, a longo prazo, pode prevenir doenças como demência e derrame.
SUCO NUTRITIVO
Olá pessoal, tudo bem? Se a cenoura, a beterraba e o rabanete não costumam fazer parte da sua salada, que tal utilizá-los para o preparo de um suco? É simples de fazer, além de saboroso e muito nutritivo. Confira!



Ingredientes
½ beterraba
2 cenouras
1 rabanete
1 punhado de gelo picado

Preparo
Passe a beterraba, as cenouras e o rabanete pele centrífuga. Coloque em um copo com gelo e aproveite!

Benefícios do suco – A cenoura é excelente fonte de potássio e magnésio. O suco de cenoura é famoso por sua capacidade de limpar o fígado, e também tem uma quantidade alta de betacaroteno (o rei anticancerígeno). Vale a pena mencionar que quando você come um cenoura, seu corpo consegue assimilar cerca de 1% do betacaroteno disponível.Já quando você toma o suco, seu corpo consegue absorver quase 100%! O rabanete tem propriedades antibacterianas e a beterraba também é muito útil no combate às infecções. Esse suco é fantástico para limpar o fígado, os rins e a corrente sangüínea, e é excelente formador de sangue.