Friday, November 28, 2008

VINAGRE E SEUS BENEFÍCIOS

O vinagre tem baixo valor calórico, substâncias antioxidantes em sua composição, além de ser um coadjuvante contra a hipertensão.

Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. É um produto conhecido há muito tempo, pois se trata de um condimento muito aproveitado devido às suas propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação.

Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenção de possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

Atualmente, existem diversos estudos sobre suas possíveis ações benéficas no organismo. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão - o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.

Conheça alguns tipos de vinagre:
Vinagre agrin - o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.

Vinagre de vinho - quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero.

Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico - é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.

Vinagre de maçã - obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre orgânico - produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.

Os benefícios:

- Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.

- Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.

- Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.

- Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.

- Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade.

COMO LIMPAR O ORGANISMO

A pessoa que se alimenta normalmente, sem muita atenção ao cardápio, ao estilo de vida e aos assuntos sobre qualidade de vida, acumula restos de comida, em forma de fezes nos intestinos. Esses restos podem durar muitos anos e servem de alimentos para bactérias que ali também vivem.

Enquanto existirem bactérias não patológicas (que podem causar doenças) tudo bem, mas quando elas forem patológicas o risco de vida aumenta, pois há bastante alimento para elas, podendo proliferar-se assustadoramente. Esses ambientes intestinais, compostos de resíduos são resultados do que se come.

A primeira providência é tomar no mínimo dois litros de água por dia ou algum outro líquido saudável como chás ou suco de frutas. O melhor é água sem gás. Além de ajudar os alimentos a se decomporem fazendo o trajeto melhor vai ajudar também no funcionamento dos rins, aumentando a quantidade de urina.

Lembramos aqui que a ingestão de dois litros de água a 22ºC se gasta quatrocentas calorias para aquecê-la a 36,5ºC. Isto representa a eliminação de 51 gramas de gordura diariamente.

A segunda providência é alimentar-se com bastantes alimentos fibrosos e mastigá-los muito bem.

Outro fator que ajuda bastante o intestino funcionar melhor é o exercício físico. Acaminhada já seria o suficiente, mas dependendo da idade da pessoa e desde que não haja algum impedimento físico, outros exercícios podem ser realizados.

Dessa forma teremos uma alimentação específica para emagrecimento, com quantidade reduzida em relação ao que ingeria antes. Mastigação mais aprimorada para decompor melhor o alimento já utilizando a saliva. Quantidade maior de líquidos fora das refeições. Melhor funcionamento intestinal devido aos alimentos fibrosos.

Conseqüentemente a pessoa terá uma reabsorção de nutrientes saudáveis e seu sangue ficará melhor e as células de todo o organismo receberão nutrição satisfatória. Os resíduos intestinais antigos terão oportunidade de serem eliminados, melhorando o ambiente intestinal não favorecendo a alimentação de bactérias patológicas. Fica fácil de perceber que por intermédio de um emagrecimento pode-se ter melhor qualidade de vida.

Thursday, November 20, 2008

COMBATENDO A DESNUTRIÇÃO

A alimentação alternativa, criada para combater a desnutrição, inclui alimentos de alto valor nutritivo, de custo muito baixo, de paladar adaptado à região e preparo rápido. O carro chefe desta alimentação é o principio da multimistura - da variedade - que aproveita diversos alimentos que geralmente são desprezados. São os farelos (de arroz e de trigo), as folhas verde-escuras (de batata-doce, mandioca, taioba, beldroega, etc.), a casca de ovo e as sementes (de abóbora, melancia, gergelim, jaca, caju, melão, etc.).

Esse método pode ser introduzido em qualquer lar e para qualquer idade, porque não gasta muito e não muda o hábito da família, apenas enriquece os pratos que a família está acostumada a usar em casa. O combate à arteriosclerose, apendicite, diabete, prisão-de-ventre, hemorróidas, varizes e câncer de intestino são benefícios adicionais da alimentação enriquecida.

Nessa cozinha, nada se perde, tudo é aproveitado. Casca, talos, folhas e sementes. Normalmente, o caminho destas sobras é o lixo. Pouca gente sabe que, assim, são desperdiçadas toneladas de vitaminas da melhor qualidade. Folhas de cenoura e de couve-flor, talos da couve, do espinafre, do brócolis e até a casca da banana refogada são armas muito importantes contra a desnutrição.

Trocamos, na medida do possível, a farinha de mandioca pelo fubá, porque 1 kg de fubá substitui, no mínimo, 4 kg de farinha de mandioca, tal o seu valor nutritivo. Além disso, o milho tem o ciclo muito mais rápido do que a mandioca para ser colhido. É muito mais fácil colher o milho do que a mandioca e ele não estraga tanto o solo.

Com o uso do farelo, nos casos de criança desnutrida, volta a cor dos cabelos, que param de cair. Desaparecem as lesões na pele e o edema. Desaparecem as lesões do couro cabeludo, das pernas e do tronco. Muitas vezes, a criança pode até recuperar a altura. Diminui a anemia, a coriza persistente, o impetigo, acaba a diarréia. É nítida a diferença no berçário: as crianças começam a ganhar peso e diminuem as infecções.

Com o uso do farelo, a mãe desnutrida consegue gerar e amamentar um filho com peso normal.

A mãe rejeita o farelo porque considera comida de porco. Então, dizemos: "
A senhora não come jerimum, aipim, batata-doce e milho? O porco também come essas coisas. Se comemos aquilo que o porco come e comemos o porco, também podemos comer o farelo.

Em Salvador, conversamos com o gerente do moinho. Ele disse que só podia vender para empresas. Além disso, o moinho ficava muito fora de mão. De repente ele teve uma idéia - as padarias! Toda padaria que compra no moinho, se for incentivada, vai comprar o farelo de trigo e distribuir no bairro. Vejam que solução boa. Nem sempre temos uma solução imediata. Precisamos conversar para descobrir. Temos que formar o mercado consumidor.

Temos que utilizar aquilo que existe na região, aquilo que cresce como praga. E podemos plantar em frente de casa, porque ninguém rouba. Plantas que não dependem de estrume, água, terra boa e de cuidados. Temos como exemplo a vinagreira, a taioba, a abóbora, etc. E por que não trocar a batata inglesa pela batata-doce, pelo cará, pelo inhame? A batatinha tem muito produto químico.


O LEITE É PREJUDICIAL?

Leite - Um alimento não muito perfeito 
Muitos dos medicamentos que encontramos nas prateleiras das farmácias - comprimidos para dor de cabeça, descongestionantes, antihistamínicos, laxantes - se destinam a combater reações adversas que ignoramos serem causadas pelo consumo de leite e lacticínios. 

O leite contém proteínas em abundância! Cerca de 80% dessas proteínas são caseína, a mesma cola usada para montar móveis e para fixar o rótulo na garrafa de cerveja.A caseína é considerava a principal causa de mucosidade, congestão e dores de ouvido na infância. 


Câncer? Há estudos que a indústria de laticínios se recusa a divulgar - provas mantidas em segredo, mais importantes do que aquelas que a indústria de cigarros acabou revelando. Milhares de substâncias causam câncer, mas um hormônio que você produz naturalmente é fator-chave no desenvolvimento do câncer humano, principalmente do câncer de mama. Há milhões de hormônios no reino animal, mas apenas um é exatamente igual nas duas espécies. Esse hormônio, denominado IGF-1 (insulin-like growth factor), é igual em seres humanos e vacas. Ao tomar um copo de leite de 360ml, você está dobrando a quantidade desse hormônio no organismo - um hormônio descrito em periódicos científicos como o fator-chave para o desenvolvimento e a proliferação do câncer.

  • O leite contribui para doenças do coração.
  • O leite é fonte insignificante de cálcio.
  • Um hormônio do leite é fator-chave em todo câncer humano.
  • O leite reduz a eficácia dos antibióticos.
  • A pasteurização não funciona.
  • O consumo de leite tem ligação com bronquite e asma.
  • Uma proteína do leite causa diabete.

Tuesday, November 11, 2008


FALTA DE APETITE SE RESOLVE COM ALIMENTOS NATURAIS
A falta de apetite é por vezes originária de uma má alimentação, baseada em alimentos industrializados em detrimento dos produtos naturais. Para além disso a não adopção de horários regulares para ingerir alimentos, pode também contribuir para esse problema. Estas são no entanto duas causas pontuais, pois as crónicas derivam de doenças como a anemia, gastrite, hepatite, hipertensão ou prisão de ventre, por exemplo. Por isso em primeiro lugar deve tentar identificar-se qual a origem da falta de apetite.


Tratamentos:

  • Agrião, Cenoura ou Chicória: Tomar um copo de sumo (de apenas um dos legumes) diluído em água 1 hora antes de almoço.
  • Melão: Bater no liquidificador 50 gramas de sementes de melão com 200 ml de água. Coar, adoçar com mel e tomar 2 horas antes das refeições.
  • Pêra ou Uva: Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
BRONZEAMENTO NATURAL
Agora que as férias vão começar,como será para tirar esse ar de escritório? Pele amarelada, olheiras… Aposte nas receitas com cenoura, ricas em betacaroteno, para ficar com outro bronze!

Se começar a comer cenouras dez semanas antes de ir à praia, vai ver que a sua pele fica mais bem preparada para o Sol. Tal como a abóbora, o melão e outros alimentos, a cenoura é rica em betacaroteno, que o organismo sintetiza e transforma em vitamina A, auxiliando a formação de melanina. Esta é responsável pela protecção contra os raios solares, ao mesmo tempo que garante bronzeados mais bonitos e duradouros! Não é por acaso que muitos dos cremes bronzeadores incluem cenoura na sua composição.

Mas atenção: não exagere no consumo destes alimentos. Quando o organismo não consegue sintetizar o excesso de betacaroteno, a pele fica demasiado cor-de-laranja! E tenha em atenção que, por muita cenoura que coma, o protector solar continua a ser indispensável.


Sugestões:


Sumo de Cenoura

Ingredientes:

  • 4 cenouras
  • 2 laranjas
  • 2 colheres de mel

Preparação:

  • Raspe e lave as cenouras. Corte-as em pedaços e deite num copo misturador. Junte o mel e bata até desfazer a cenoura.
  • Esprema as laranjas e junte à cenoura.
  • Junte um cubo de gelo e sirva de imediato para aproveitar todas as vitaminas.