Friday, October 31, 2008

UM PODEROSO IMUNIZADOR NATURAL
ORIGEM
O limoeiro pertence à família das “rutáceas” e seu nome científico é “citrus limoniun”. Atinge a altura de 4 a 5 metros com ramos cheios de espinhos sendo originário da Ásia e da Índia. Foi trazido pelos Árabes disseminando-se pela Europa. Hoje o Brasil é o segundo maior produtor de limão, popularizando-se por aqui durante a chamada gripe espanhola em 1928. Seu componente básico o ácido ascórbico ou vitamina C na qual o limão é rico, promoveu um real combate à epidemia.
No mundo existem cerca de 70 variedades de limões as mais conhecidas no Brasil são três: O limão Taiti que é muito produzido e comercializado em São Paulo e Santa Catarina,é um limão híbrido composto da lima da pérsia com o limão cravo. Sua grande virtude é a de não possuir sementes o que o torna mais adequado para o consumo inatura.É o limão de maior valor comercial devido a sua capacidade de produção contínua. Temos também o limão siciliano que pode ser considerado como o verdadeiro ou original. É abundante nas regiões de clima frio, daí a ser mais popular na Europa e mais raros nas regiões tropicais como no Brasil. E o limão galego, comum no Nordeste Brasileiro. Hoje seu consumo foi substituído pelo Taiti.
Podemos observar pela sua composição química que o limão é rico, principalmente em vitamina C, fósforo, potássio, enxofre e magnésio.Caracteriza-se como um fruto de primeira linhagem extremamente saudável, podendo curar inúmeras doenças em função de suas propriedades medicinais comprovadas. Imprescindível para quem quer ter qualidade de vida e vida longa.
PROPRIEDADES MEDICINAIS
Na vida doméstica suas aplicações são inúmeras: preparam-se refrigerantes, sorvetes, sucos, molhos, aperitivos, remédios, xaropes, produtos de higiene e limpeza.
Na medicina e na fitoterapia são variadas as doenças que o limão cura como: acidez do estômago fígado e da boca, reumatismo, acido úrico, através do uso externo combate à acne. Cura a adenite, adiposidade, afonia, afta, albumina, alcoolismo, amenorréia, amídalas, anemia, angina do peito, apendicite, arteriosclerose, asma, astigmatismo, asma, avitaminose, blenorragia ou gonorréia, bócio, bronquite, brotoejas, câimbras, cálculos renais e da bexiga, calos, calvície, câncer, carne esponjosa, catarata, catarro, caxumba, celulite, ciática, cirrose, cirrose, cistite, conjuntivite, coração, reumatismo dos quadris, diabete, diarréia, dispepsia, dispnéia, dores em geral, edemas, enfisemas, enxaqueca, epilepsia, hemorragia do nariz, erisipela, escarlatina, escorbuto, espermatorréia, estomago, esterilidade, faringite, febres, feridas e ferimentos, fígado, flebite, fístulas, flores brancas, frieiras, furúnculos, garganta, gota, gripe, hemorragias, hemorróidas, hidropisia, hipocondria, histeria, impotência, inapetência, insônia, intestinos, intoxicações, laringite, linfatismo, lombrigas, mau-hálito, miopia, mordeduras, nefrite, neurastenia, obesidade, olhos, orquite (inflamação dos testículos), ouvidos, panarício, paralisia, pele, piorréia, pleuris, prostatite, raquitismo, reumatismo, sangue impuro, sarampo, sarna, seborréia, sífilis, sinusite, soluço, tifo, tireóide, tosse, úlceras, urticária, uretrite, varizes.
O limão contém ainda uma substância chamada “limonemo” que combate os radicais livres, ajuda na manutenção do colágeno, da hemoglobina e atua como anti-séptico.
O consumo regular do limão é fundamental para a preservação da vida e também para promover a longevidade.
CURATIVO REMÉDIO DAS ABELHAS

Origem

No início do século XVIII o naturalista François Huber observou que as larvas das futuras abelhas rainhas eram as únicas que se alimentavam de uma substância cremosa, ácida, com sabor e odor marcantes, esse líquido é produzido pela secreção granular das abelhas operárias jovens de poucos dias. As larvas rainhas alimentadas com a geléia pesavam 200mg e mediam 17mm enquanto que as operárias mediam 125mg e 12mm, vivendo no máximo 45 dias, no entanto a abelha rainha vive até 5 anos produzindo de 2000-3000 ovos por dia. Após muitos anos reiniciaram as pesquisas e concluiu-se que a longevidade das rainhas era proporcionada pelo líquido com as quais se alimentavam. E esse maravilhoso produto é o que denominamos hoje de Geléia Real.

Nutrientes da Geléia Real

É constituída por cerca de 60% de água, 5% de gorduras, 13% de proteínas e 15% de hidratos de carbono, rica em vitaminas, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), ácido pantatênico (vitamina B3), niacina (vitamina B5), pirodoxina (vitamina B6), biotina, inositol, ácido fólico, ácido ascórbico (vitamina c) contém ainda fósforo, azoto, enxofre, cálcio, ferro, manganês, potássio e magnésio.

Uso medicinal

Após pesquisas firmou-se a convicção entre vários médicos de que a geléia real realmente prolonga a vida do ser humano. Segundo os pesquisadores ela combate as perturbações nervosas, afecções vasculares, doença de Parkinson. Relatam que traz ótimos resultados no esgotamento nervoso, cansaço mental, insônia, tensão nervosa, melancolia, neuropsicoses e nas obsessões. Combate a infecções que tenham resistido a antibióticos, normaliza a pressão arterial, corrigindo tanto a hipertensão, como a hipotensão, cura a úlcera duodenal, anemia crônica, leucemia linfática, mielóide, queda de cabelo, normaliza o funcionamento das supra-renais, da tireóide, do baço, do fígado, dos ovários, age beneficamente sobre a pele, menopausa, restaura o apetite de crianças, jovens e idosos, afecções cardíacas, das vias respiratórias como: resfriados, tosse, bronquite, eczemas, hemorróidas e perturbações do aparelho digestivo. Para a terceira idade proporciona vivacidade corporal, liberdade de espírito, experimenta-se uma sensação de bem estar geral com aumento da capacidade de trabalho intelectual!

Onde encontrar e como utilizar

A geléia real pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, no formato de pasta em vidros como o mel, em sache, em cápsulas liofilizadas que preserva as propriedades da geléia real fresca, e recentemente em ampolas bebíveis, que tem obtido grande sucesso.
Dosagem: em geral se usa de ½ a 1 grama diariamente em jejum, colocando-se embaixo da língua, ou misturada ao mel de abelhas ou sucos como laranja, limão, ou mesmo diluída em água. Se for em cápsulas ou em ampolas observe as indicações da bula, referente às dosagens equivalentes. Além de usar em jejum pela manhã use também à noite antes de deitar-se. Esse tratamento deve-se prolongar por no mínimo 60 dias.


Friday, October 24, 2008

OS ALIMENTOS INTEGRAIS OFERECENDO VIDA E SAÚDE !
São aqueles que não passaram pelo processo de refinamento e ricos em nutrientes como as fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais (importantes reguladores do organismo). O processo de refinamento leva a considerável perda de nutrientes, restando praticamente só o amido (carboidrato).

Para que tal amido possa ser absorvido, torna-se necessário a presença de vitaminas e minerais. Se estas vitaminas não são fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos refinados) o próprio organismo vai fornecê-las, levando a um empobrecimento vitamínico e mineral, que causa o desequilíbrio do funcionamento do corpo (cansaço físico, cansaço mental, gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos membros, artrite...).


A alimentação moderna é composta de alimentos refinados, com conservantes, corantes, estabilizantes, aromatizantes e, além disso, são deficientes em fibras, vitaminas e minerais. Por isso, consuma alimentos integrais saudáveis como:
Açúcar Mascavo - É o açúcar de cana integral, que não passa pelos processos de refino e industrialização. Tem uma coloração marrom e sabor como de rapadura moída. Rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.
Arroz integral - É o alimento indispensável para dieta, possuí a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para a formação de novas células. Rico também nas vitaminas A, B, B2, B5, B6, e os minerais, cálcio, fósforo, ferro. Bem mastigado é um poderoso alimento funcional.


Centeio (grãos, farinha, flocos) - É um excelente alimento usado há milênios na confecção de pães. Rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.


Cevada (café de cevada) - Com os grãos torrados e moídos, prepara-se o “café de cevada” que acalma os nervos e é excelente fortificante para o cérebro. Tônico para o coração.


Cevada em grão (cevadinha) - Cereal leve muito consumido na preparação de pães, os grãos cozidos (puros ou em sopas). Rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.
Farelo e fibra de trigo - Evita problemas no intestino e devido seu baixo teor calórico é utilizado também como auxiliador no tratamento da obesidade.


Farinha de trigo integral - É o grão de trigo moído sem passar pelo processo de refinamento. Utilizado no preparo de bolos e pães, substituí a farinha branca comum, que no processo de refino, perde vitaminas A, B, Zinco, Magnésio, Cromo, e outros 21 nutrientes importantes ao bom funcionamento do nosso corpo.


Germe de trigo - Fonte de vitaminas E, complexo B e proteínas. Excelente em caso de esterilidade e distúrbios da menopausa (insônia, tensão). Diminui a tensão arterial e varizes.


Trigo em grão
- Rico em ácido glutâmico, é conhecido como o alimento que acentua a inteligência, criatividade e raciocínio. Possui vitaminas A, B, C, E, PP, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco.
Visite nossa loja LAGOA Produtos Naturais e conheça melhor os alimentos integrais!

“SAÚDE É UMA QUESTÃO DE HÁBITO”

Thursday, October 23, 2008

AS SETE DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE REFRIGERANTES

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é refrigerante. Principalmente, por estar cada vez mais presente na mesa do brasileiro, esse tipo de bebida é consumida entre todas as faixas etárias e classes sociais. Esclareça agora todas as suas dúvidas sobre o tão consumido refrigerante:

1 - Quais os ingredientes dos refrigerantes?

Os refrigerantes possuem como ingredientes, o açúcar ou adoçante no caso dos light, água gaseificada, extrato de noz de cola ou suco de laranja ou de limão ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, corante, acidulante, conservantes, aroma natural ou artificial, entre outros.

2 - Os refrigerantes podem ser consumidos diariamente?
Não é recomendado o consumo diário de refrigerantes, pois este tipo de bebida é pobre nutricionalmente, sendo então considerado um produto com calorias vazias. Dessa maneira, devemos sempre dar preferência às bebidas mais nutritivas e saudáveis como a água, os sucos de frutas e vitaminas.

3 - Os refrigerantes light podem ser consumidos à vontade?
Não. Os refrigerantes do tipo light possuem adoçantes no lugar do açúcar simples. O excesso do consumo desse tipo de refrigerante aumenta também a ingestão de adoçantes artificiais, o que não é indicado.

4 - Refrigerantes podem substituir o consumo de água?
Não. A água é nutriente essencial para o ser humano e deve ser consumida diariamente. A quantidade necessária varia muito de indivíduo para indivíduo, porém recomenda-se que a ingestão seja de cerca de 30 a 40ml/kg/dia.

5 - Os refrigerantes possuem cafeína?
Sim, os refrigerantes à base de cola, como os chás, café e chocolate possuem cafeína. A cafeína é uma substância estimulante do sistema nervoso central.Doses elevadas podem causar sinais perceptíveis de confusão mental e indução de erros em tarefas intelectuais, ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido. O café é a fonte mais rica em cafeína. Define-se consumo excessivo como ingestão acima de 600 mg/dia, por isso preste atenção aos rótulos e quantidades desta substância nos refrigerantes e em outros alimentos e bebidas. A cafeína tem sido associada também a refluxo gastroesfoágico.

Excesso de refrigerantes contribui com o aumento de açúcar que é rapidamente absorvido, relacionado também com risco de obesidade e diabetes tipo 2.

6 - A ingestão de refrigerantes está associada a fraturas ósseas?
Estudos mostram uma associação positiva entre bebidas à base de cola e fraturas ósseas em meninas fisicamente ativas. Em estudo grego, o aumento do consumo de refrigerantes do tipo de cola foi associado positivamente com aumento do risco de fraturas ósseas em crianças de 7-14 anos. É sugerido que esses achados estejam associados com a relação cálcio-fósforo na dieta, tendo efeitos deletérios no osso.

7 - Um copo de refrigerante possui menos calorias do que um copo de suco de laranja?
Um copo de refrigerante comum possui em média 85 kcal e um copo de suco de laranja natural possui cerca de 90 kcal. Porém, é fundamental perceber que um copo de refrigerante não possui nenhum nutriente, apenas calorias enquanto o suco de laranja possui inúmeras vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, evitando assim doenças relacionadas à má nutrição.


Sunday, October 19, 2008

SALADAS E VERDURAS : MAIS SAÚDE NO SEU CORPO!

Que comer salada faz bem para saúde todo mundo sabe, mas entre saber da importância e realmente comer, existe uma diferença enorme.

Algumas pessoas amam comer um prato de salada colorido e delicioso, outras acham que é uma tortura, não suportam nem o cheiro. Para as pessoas que não gostam, algumas táticas precisam ser encaradas. É preciso muito incentivo e força de vontade para mudança de hábito, que deve ser gradativa e para a vida toda.

Não adianta fazer cara feia, experimente! Prove verduras que você não conhece, inove com aquelas de que não gosta muito, com temperos novos, molhos para saladas, com outros tipos de preparo. Além do sabor ser fundamental, existe a questão da saúde, imagine como seu corpo vai se beneficiar das fibras, vitaminas e minerais presentes nesses alimentos.

Listamos algumas hortaliças para você variar e sair do tradicional alface com tomate. Conheça novos alimentos para que você possa incluí-los em seu prato com prazer e não por obrigação.

Tipos de folhas

ACELGA - Folhas verde-claras, macias e grandes, talos largos e brancos, do mesmo ramo do repolho. É encontrada o ano inteiro. Pode ser consumida crua ou cozida. Sabor levemente adocicado, suave, com textura firme. Fornece 2 kcal por folha e em sua composição você encontra cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro vitamina A, C e fibras.

ALCACHOFRA - A parte comestível é chamada de botão e a base é conhecida como “coração” da alcachofra. Dê preferência às que têm pétalas firmes, sem manchas e bem agrupadas. É geralmente fervida em água e sal e servida quente ou fria. Uma unidade (50g) tem em média 30kcal, além de ter cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, vitaminas A, C e fibras.

ALMEIRÃO - Da mesma família da chicória e da alface, o almeirão possui folhas mais estreitas e alongadas e sabor amargo. Geralmente é consumido cru em forma de salada. Tem propriedades nutricionais semelhantes às da chicória e da escarola.

BERTALHA - Folhas verdes escuras e carnosas, mais arredondadas. Parecida com o espinafre, também fornece pouquíssimas calorias e contém nutrientes.

CHICÓRIA E ESCAROLA - Folhas soltas, crespas ou lisas, poden ser consumidas cruas ou cozidas e têm sabor levemente amargo. Uma folha fornece aproximadamente 3kcal e tem em sua composição cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, folato, vitamina A e fibras.

COUVE - Folhas grandes e verdes e bem saborosa. Pode ser empregada em diversas preparações. A mais conhecida dos brasileiros é a couve “à mineira”, cortada em tiras muito finas e refogada. Uma colher de sopa desta preparação contém aproximadamente 36kcal, além de vitaminas e minerais.

ESPINAFRE - Folhas pequenas e levemente carnudas, de cor verde-escura brilhante, contém muita água e depois de cozimento se reduz um pouco. Normalmente é consumido cozido, pois suas folhas são ásperas quando cruas. Uma colher de sopa de espinafre cozido tem em torno de 15kcal. Cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, vitamina C e vitamina A e fibras também estão presentes.

RADICCHIO - Variedade da chicória, caracterizada por um método específico de cultura da terra, que produz folhas de coloração vermelha. É habitualmente utilizado cru, em saladas. 1 folha de radicchio pode apresentar em torno de 4kcal, além das vitaminas A, C, folato e dos minerais cálcio, fósforo, potássio e fibras.

ENDÍVIA - Hortaliça de folhas brancas, sabor suavemente amargo. Foi obtida por manipulação humana, por meio do cultivo da chicória em ambiente escuro. Ela se torna amarga se exposta ao sol. Pode ser consumida crua ou cozida. Podemos destacar a quantidade de fibras presente nesta hortaliça, além de vitaminas e minerais.

ALFACE - Esta é a verdura de maior consumo no país. É cultivada no mundo todo sendo encontrada facilmente em qualquer época do ano. Quando for comprar observe se as folhas estão frescas, firmes e viçosas. Você pode encontrar tipos diferentes, conheça alguns deles: alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. Uma folha tem 2 kcal. Cálcio, vitamina C, A e fibras, entre outros nutrientes estão presentes.

AGRIÃO - Tem folhas verde-escuras e brilhantes, quando fresco. Sabor refrescante, é muito utilizado em saladas, em sanduíches, molhos e outras preparações. Um ramo tem 1,5kcal, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A, C e folato.

RÚCULA - Possui folhas espessas, tenras, divididas, longas, verdes e de sabor apimentado. Muito utilizada crua em saladas. Uma folha de rúcula não ultrapassa o valor de 3kcal, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A e C e fibras.

Higienização

É fundamental fazer a higienização adequada das hortaliças antes de consumi-las. Deixe escorrer bastante água corrente sobre as folhas, até remover toda a sujeira. Depois deixe de molho em água e uma solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 15-20 minutos.

Dicas de preparo

Você pode utilizar as folhas em diversas preparações: saladas, sucos, cozidos, refogados, tortas, bolos, etc. Veja algumas dicas:

  • Não compre maços com folhas amareladas, murchas ou rasgadas.
  • Se for consumir as folhas cruas, em saladas, tempere com azeite ou utilize molhos com ervas aromáticas, iogurte, limão, etc.
  • A melhor maneira de cozinhar as hortaliças é a vapor, método que perde menos nutrientes.
  • Para refogar utilize um pouco de óleo vegetal e alho e por pouco tempo. O alho possui propriedades antioxidantes, ou seja, que fazem bem à saúde. Os óleos mais saudáveis são os de canola e girassol.
  • Como você pode perceber existem muitas maneiras de consumir folhas no seu dia-a-dia. Além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras possuem pouquíssimas calorias. Então aproveite e encha seu prato de salada!

Wednesday, October 15, 2008

REMÉDIO CASEIRO PARA BAIXAR O COLESTEROL

Cozinhe 2 alcachofras (flores e folhas) em 1250ml de água, quando a água levantar fervura aguarde aproximadamente 7 minutos e desligue o fogo. Tome o caldo desta cozedura durante todo dia. Esse procedimento deve ser repetido 3 vezes por semana.

A alcachofra é uma planta considerada protetora do fígado e possui um grande poder no combate do colesterol.

O colesterol é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Ele não pode ser visto nem percebido no sabor dos alimentos. Existem dois tipos principais de colesterol: o LDL (o mau colesterol) e o HDL (o bom colesterol). Em pequenas quantidades, o colesterol é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.

Exclua da sua alimentação produtos de origem animal e também gordurosos como frituras. É uma atitude inteligente de quem tem o colesterol em níveis aumentados, habituar-se a frutas e legumes frescas e cereais integrais.Isto auxiliará o organismo a eliminar excesso de godura do sangue resultando em saúde.

O BENEFÍCIO MEDICINAL DO ALHO PARA O CORAÇÃO

A alicina, é uma substância extremamente ativa presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais e que lhe confere também o seu intenso aroma.

Para se obter benefícios cardiovasculares do alho, deixe de molho 5 dentes de alho frescos por um período de 6 horas em 500 ml de água. Este líquido deve ser consumido 3 vezes ao dia.

O alho ciêntificamente conhecido como allium sativum, é um antibacteriano e antimicótico, que além de ter reconhecidos benefícios no que diz respeito à saúde cardiovascular, atuando na redução do colesterol, na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sangúíneo e o tempo de coagulação. Os beneficios do alho se estendem também ao sistema gastrointestinal reduzindo os processos de fermentação intestinal e consequentemente aliviando sintomas de perturbações gástrica.

A concentração das substâncias ativas do alho reduz quanto maior for o tempo de armazenamento, por isso o alho fresco é mais aconselhado quando se busca rapidamente seus benefícios medicinais.

Deixe de molho 5 dentes de alho frescos por um período de 6 horas em 500 ml de água. Este líquido deve ser consumido 3 vezes ao dia para se obter excelentes resultados no processo cardiovascular.


RECEITA NATURAL PARA DESINTOXICAR O CORPO

As frutas e vegetais são os purificadores mais eficiêntes que se pode encontrar, especialmente os sucos de frutas cítricas.

A desintoxicação do organismo consiste no processo de eliminação dos desperdícios e das toxinas aculmuladas no organismo.

Essas toxinas não substância nocivas originadas como consequência da ingestão de componentes químicos utilizados pela indústria alimentar, como os aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo a poluição. A cafeína o açúcar e o álcool também são elementos tóxicos para o corpo, e a restrição ou elimição da ingestão de alimentos potencialmete tóxicos é uma forma inteligente de preservar a sua saúde mental e física, assim como a vitalidade, imunidade, fertilidade, concentração e inclusive a qualidade do sono.

Faça um suco com 3 astes de aipo, 5 folhas de espinafre, 3 tomates, 1 limão e 1 maçã. Além de ter um alto poder desintoxicante este suco também possui propriedades fortificantes reforçando o sistema imunitário.

Bata tudo no liquidificador e coe se preferir, utilizar a centrífuga torna a confecção mais prática. Tome este suco diáriamente por 7 dias e sentirá mais leve e vitalizada(o).


Sunday, October 12, 2008

O PODER DAS FRUTAS E SUAS QUALIDADES TERAPÊUTICAS
Banana
Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarréia aguda ou crônica

Abacate
Nutritivo e altamente energético o abacate é o alimento dos tempos de recessão. Dentro dessa ótica, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a desinteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.

Melão
Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo. Possui alto conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite e cistite.

Melancia
Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer, a melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas vendidas no Brasil: vitaminas A, C, B1 (tiamina) , B2 (riboflavina), B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina. As sementes da melancia são utilizadas em algumas regiões do país para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata.

Abacaxi
Fruta típica de países tropicais, é rica em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes.

Thursday, October 09, 2008

SUCOS E FRUTAS PARA A PRIMAVERA

Apesar da diversidade da flora nacional, o brasileiro consome pouco esses alimentos.
Gelado ou natural, puro e direto da fruta. Vai um suquinho? Ou quem sabe uma salada com banana, abacaxi, manga e laranja? Frutas, na forma natural ou transformadas em suco, são alimentos que não só possuem delicioso sabor como trazem benefícios à saúde. No entanto, sabe-se que é baixo o consumo de frutas e sucos no País, mesmo com toda a diversidade de nossa flora.

Uma das razões para esse baixo consumo é o aumento do comércio de alimentos industrializados, ricos em gordura, sal e açúcar e pobres em micronutrientes.Esse crescimento tem a ver com o incentivo da mídia e com o condicionamento à moderna vida urbana.

Com um cotidiano de ritmo acelerado e a necessidade de aumentar a produção no trabalho, as pessoas dispõem de menos tempo para atividades como as refeições. Sucos de frutas naturais requerem um tempo para o preparo e têm durabilidade menor que as bebidas industrializadas.

O Brasil apresenta uma grande diversidade de frutas ofertadas durante todo o ano. Elas se caracterizam pela natureza geralmente polposa, aroma próprio, são ricas em açúcares solúveis e de sabor doce e podem ser comidas sem a necessidade de preparo culinário.
Muitas vezes, essas frutas são encontradas no quintal de casa, só que passam despercebidas.


Nutrientes - A recomendação é de que o consumo de frutas aconteça associado ao de verduras e legumes, em pelo menos cinco porções diárias. Esses vegetais são fontes importantes de vitaminas, sais minerais, água, fibras, antioxidantes e glicídios de fácil digestão. Cada um desses nutrientes desempenha função essencial para o pleno desenvolvimento e metabolismo do organismo.

Os nutrientes encontrados nas frutas trazem vários benefícios à saúde. Entre eles, está a prevenção de doenças crônicas, como alguns tipos de câncer. As frutas também ajudam no bom funcionamento intestinal.

Os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras. Quanto mais processadas forem as frutas, menor será a disponibilidade dos nutrientes. Os profissionais de saúde recomendam que se opte pelos sucos naturais no lugar dos industrializados. Além de perderem vários nutrientes, os sucos industrializados são ricos em açúcar e calorias e contêm conservantes e corantes.


ALIMENTAÇÃO PARA UM CORAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentação para um coração saudável


A fim de ter uma alimentação para um coração saudável:

Coma menos gordura.
Algumas gorduras têm mais chances de causar doenças cardíacas. Essas gorduras são geralmente encontradas em alimentos de origem animal, como carne, leite, queijo e manteiga. Elas também são encontradas em alimentos com óleos de côco e de palma.

Coma menos sódio.

Comer menos sódio ajuda a diminuir a pressão alta, O sódio que comemos vem do sal, que adicionamos à nossa comida ou que as empresas alimentícias colocam em seus produtos.


Coma menos calorias.
Quando comemos mais calorias do que precisamos, engordamos. Estar acima do peso pode causar doenças cardíacas.

Coma mais fibras.

Comer fibras de frutas, vegetais e grãos pode ajudar a diminuir as chances de doenças cardíacas
.
Dicas para um coração saudável.
Além de amar mais, fazer exercícios e ter mais lazer, adicione à sua dieta alimentos que são ricos em gordura mono-insaturada como óleo de oliva e óleo da canola
Na hora de fazer as compras evite estar com fome e compre apenas o que é realmente saudável para você e sua familia.
Coma alimentos que contém gorduras poliinsaturadas encontradas em vegetais e frutos do mar.
Óleos de girassol e de milho são ricos em gordura poliinsaturada.
Escolha uma dieta moderada em sal e sódio.
Mantenha ou melhore o seu peso.
Coma bastante grãos, frutas e vegetais.

Dicas para emagrecer
Coma porções menores.

Evite repetir o prato.
Evite frituras, sobremesas gordurosas e doces de chocolate.
Coma mais frutas e vegetais.
Coma alimentos com poucas calorias, como saladas.
Leia os rótulos dos alimentos, o rótulo do alimento pode ajudá-lo a comer mais fibras e menos calorias, gorduras e sódio.
Faça exercicios e tenha sempre um coração forte e saudável.

Wednesday, October 01, 2008

MENU DA LONGEVIDADE
Conheça algumas dicas que tornarão sua vida mais saudável e jovem.

- Consuma frutas e vegetais variados, pois são as maiores fontes de vitaminas, sais minerais e fibras;

- Aves sem pele, peixes, iogurte, leguminosas (soja, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico), nozes e castanhas são alimentos ricos em proteínas, necessárias para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos.

- Beba bastante água durante todo o dia (no mínimo 8-10 copos).

- Evite gorduras, frituras, dê preferência para peixes, ricos em gorduras importantes para a nossa saúde e bem-estar (ácidos graxos ômega-3);

- Evite alimentos embutidos como salames, salsichas, presuntos, lingüiças, abundantes em gordura saturada e colesterol.

- Elimine o consumo de churrascos e assados em brasa; a fumaça que impregna as carnes é cancerígena e formadora de radicais livres que favorecem o envelhecimento precoce;

- Cuidado com o o consumo de açúcar (doces, refrigerantes, etc) e sal. O excesso de doce se transforma em gordura colocando em risco seu peso e o sal causa retenção hídrica, proporcionando inchaço e edemas;

- Evite bebidas alcoólicas, pois fornecem calorias, mas não nutrientes. Por que isso engorda e causa outros problemas para a nossa saúde.
PREVINA DOENÇAS E O ENVELHECIMENTO COM A ALIMENTAÇÃO
Você acredita que é possível ter a saúde perfeita? Parece incrível, mas é muito fácil conseguir isso e com pouco esforço. Não pense que estamos sugerindo uma maratona de exercícios. Às vezes amenizar os sinais do tempo e ainda manter uma qualidade de vida, pode ser mais fácil do que você imagina - e não precisa de cosméticos poderosos.

A alimentação é uma grande aliada nesse aspecto. Os estudos científicos confirmam que os principais fatores que levam a um envelhecimento precoce são os erros alimentares cometidos durante a vida, além da exposição solar, o estresse e o hábito de fumar. A nutrição está ligada à qualidade de vida e a longevidade do ser humano.

Segundo a nutróloga Samantha Christie Enande, a alimentação, com o acompanhamento de um profissional, pode exercer um papel fundamental no retardo do processo de envelhecimento, na melhora da performance mental e física, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e na melhora do sistema imunológico.

Todos sabem, mas é bom lembrar!

O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, sal, carboidratos simples (produtos refinados como açúcar) e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ao longo da vida, são hábitos relacionados com as alterações na saúde física e doenças ligadas à idade.

Procure comer alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais, hortaliças, cereais integrais, nozes e castanhas variadas, pois aliados podem reduzir o risco de doenças relacionadas à idade tais como osteoporose, cardiovasculares, Mal de Alzheimer, câncer de mama e próstata, entre outras.

É importante saber que existem dois tipos de o envelhecimento: o cronológico e o fisiológico funcional. Por exemplo, duas pessoas têm a mesma idade (sobretudo após os 50 anos), mas uma delas podem aparentar mais velha.

Essa diferenciação é provocada pelo estilo de vida que cada pessoa adota em seu dia a dia. Se não for adequado e saudável, o envelhecimento fisiológico e funcional será mais acelerado.

Contudo, sempre há tempo para tentar reverter a situação. Modificações nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos podem trazer grandes benefícios para o corpo e para a mente mesmo para as pessoas que já chegaram a meia idade.