Sunday, June 22, 2008

CHURRASQUINHO VEGETARIANO

Ingredientes

500 gramas de proteína vegetal clara ou escura
1 cebola grande picadinha
1 colher de alho picado
10 colheres de sopa de vinagre de arroz
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de orégano
Sal marinho

Opcionais para acrescentar no espetinho:
1 pimentão vermelho cortado um pouco maior que a proteína vegetal
1 pimentão verde cortado um pouco maior que a proteína
Cebola cortada
150 g de azeitona sem semente
150 g de champignon inteiro
1 lata de salsicha vegetal

Preparo

1° Passo
Em um recipiente grande, coloque a proteína e acrescente água fervente (aproximadamente 1 litro). Em seguida, acrescente 5 colheres (sopa) de vinagre de arroz e misture por uns 10 minutos, que é o tempo de hidratar a proteína. Feito isso, elimine o excesso do líquido, deixando mais ou menos 2 dedos.

2° Passo
Adicione os demais ingredientes: a cebola, o alho, o restante do vinagre, 2 sachês ou tabletes de caldo de legumes, o azeite, o orégano e sal a gosto. Vale experimentar a proteina para saber se o teor de sal está bom ou não. Depois de bem misturado, cubra o recipiente, leve-o a geladeira e deixe descansar por pelo menos 24 horas. Antes de montar os espetinhos misture mais uma vez, para que ela absorva bem o tempero.

3º Passo
Monte os espetinhos intercalando a proteína e os opcionais sugeridos acima ou outros de sua preferência. Asse em churrasqueira ou grelha elétrica.


COMO HIDRATAR A PROTEÍNA DE SOJA
Uma das principais e mais importantes etapas na preparação de pratos feitos com a proteína texturizada de soja está na hidratação. É nessa etapa que está todo o segredo para que ela fique apta a absorver bem o tempero e, assim, você consiga preparar um prato saboroso.

Veja a seguir como hidratá-la corretamente. Esse procedimento serve tanto para a proteína de soja graúda como para a granulada.

1. Ferva em uma panela a quantidade de água necessária para cobrir toda a proteína vegetal texturizada. Desligue e,com a água fervendo, coloque todo o seu conteúdo;

2. Tampe a panela e aguarde de 5 a 10 minutos (o tempo pode variar de acordo com o tamanho e a marca da proteína);

3. Confira se a textura da proteína é a de uma esponja. Se ela estiver macia, é sinal de que está pronta;

4. Escorra a proteína texturizada com o auxílio de um escorredor e retire o restante da água espremendo-a com a mão.
5.Tempere com todo o tipo de vegetais e leguminosas e sinta o sabor maravilhoso desse alimento curativo.Sua saúde agradecerá fortemente!

Sunday, June 15, 2008

VOCÊ SABE O QUE É UMA LEGUMINOSA?
As leguminosas são os grãos produzidos em vagens: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha, fava e amendoim. Este grupo alimentar deve fazer parte do seu cardápio diariamente. De acordo com a pirâmide alimentar, devemos comer uma porção deste grupo alimentar todos os dias.

Este grupo alimentar é fonte de proteínas vegetais e apresenta em sua composição carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cálcio e pouca quantidade de colesterol e sódio.

Embora as leguminosas possuam grande quantidade de ferro, um mineral importantíssimo para o corpo humano, o ferro presente nos alimentos deste grupo alimentar é de baixa disponibilidade, sendo indicado consumi-los em conjunto algum alimento, fonte de vitamina C (frutas cítricas, como: laranja, acerola, morango, goiaba, etc.), para que assim aumente absorção deste mineral.

As leguminosas possuem fibras solúveis e insolúveis, que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, este grupo alimentar tem baixo índice glicêmico, o que indica mais saciedade.

Podemos encontrar também nas leguminosas, principalmente na soja, as isoflavonas, substância antioxidante, que como revelam alguns estudos, podem reduzir os níveis de colesterol, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e equilibrar o hormônio feminino estrógeno, minimizando os sintomas da menopausa.

Saiba a seguir, um pouco mais sobre cada leguminosa:

Feijão: há muitos tipos de feijões, entre eles podemos citar: feijão-de-corda, feijão preto, roxinho, rosinha, branco, mulatinho, verde e outros. Podem ser preparados como saladas, massa para acarajé, feijoada, apenas cozidos e acompanhados de o arroz tradicional, tornando-se uma mistura muito nutritiva. O valor calórico deste grão pode variar, de acordo com o tipo de feijão e a preparação.

Lentilha: a lentilha é um grão muito saboroso, mas é muito importante ter cuidado com os ingredientes utilizados em sua preparação culinária, pois muitos acrescentam paio, lingüiça, bacon, tornando-a um prato muito calórico. Pode ser servida quente ou fria, em saladas, com arroz ou em sopas. Uma concha média de lentilha cozida fornece 105 kcal.

Grão-de-bico: este grão pode ser consumido como salada, acrescentado em cozidos, sopas, etc. Uma colher de sopa do grão-de-bico cozido fornece aproximadamente 30 kcal.

Soja: atualmente este é o grão mais estudado por muitos pesquisadores, pois possui inúmeras propriedades funcionais. Pode ser consumido como salada, acrescentado em sopas, cozidos, torrado, etc. Sua farinha pode ser ingredientes de bolos, tortas e biscoitos. A partir do grão podemos ter os seus derivados, como extrato leitoso (conhecido como leite de soja), queijo, farinha, proteína texturizada, conhecida como carne de soja, etc. Uma colher de sopa do grão cozido fornece em média 32 kcal.

Ervilha: pode ser consumida seca ou verde; temos ainda ervilha em vagem conhecida como ervilha torta e a ervilha em grão. Encontramos em forma de salada, em recheios de forma geral, em omeletes, sopas e cremes, etc. Uma colher de sopa da ervilha em grão tem em média 18 kcal e 1 colher de sopa da ervilha em vagem cozida fornece 43 kcal.

Fava: também conhecida como feijão-fava, quando verde é considerada uma hortaliça, depois de seca é uma leguminosa. É utilizada para o preparo de saladas ou acompanhada de arroz e cozida. Uma colher de sopa tem aproximadamente 67 kcal.

Amendoim: apesar de pertencer ao grupo das leguminosas, apresenta maior teor de gordura, por isso, muito cuidado na quantidade a ser consumida. Utilizado em muitas preparações, como pé-de-moleque, paçoca, torrado salgado e doce, pasta, acrescido no frango xadrez, vatapá, cozidos e outras preparações. Uma colher de sopa de amendoim inteiro, cru tem em média 112 kcal.

Agora que você já conhece um pouco de cada leguminosa e suas propriedades, consuma todos os dias e varie bastante nos tipos e preparações, elaborando sempre pratos saudáveis e equilibrados.


ERVAS AROMÁTICAS : UM TOQUE ESPECIAL NA SUA COMIDA

O olfato e o paladar são sentidos fundamentais ao consumir um alimento. Para apreciarmos um bom prato é necessário que ele tenha uma boa aparência, que seja colorido e que tenha perfume, tornando-o apetitoso.

O sabor dos alimentos é importante, pois estimula a salivação, colaborando com o processo de digestão. Aí é que entram as ervas aromáticas, elas dão um toque especial aos alimentos, proporcionando um prazer degustativo.

As ervas aromáticas são plantas utilizadas como aromatizantes, das quais utilizamos as folhas, sementes e flores. Podem ser acrescentadas em diversas preparações, decorando, modificando a aparência visual e tornando os pratos mais temperados, atraentes e requintados.

Existem variados tipos: manjericão, alecrim, manjerona, hortelã, sálvia, estragão, salsa, cebolinha, coentro, louro, tomilho e outras. Um ponto importante é saber dosar a quantidade utilizada, pois algumas ervas possuem sabor acentuado, podendo prejudicar o sabor verdadeiro do alimento.

Pessoas hipertensas que não podem usar o sal de cozinha, ou mesmo aquelas que desejam evitar o sal, devem abusar das ervas frescas que temperam e oferecem um paladar bastante agradável, substituindo sal.

Falaremos um pouco, a seguir, sobre algumas ervas aromáticas:

Manjericão: muito utilizado em preparações italianas, principalmente em molhos de tomate. Esta erva possui folhas verdes com aroma característico.

Manjerona: é uma erva adocicada. Pode ser utilizada em pizzas, assados e molhos. Procure acrescentar esta erva na hora de servir o prato.

Hortelã: suas folhas são arredondadas e muito perfumadas. Esta erva pode ser utilizada em sucos, chás, saladas, molhos, bombons, vitaminas e cozidos, entre outras preparações.

Sálvia: pode ser encontrada fresca ou seca, podendo aromatizar carnes, aves, peixes, vegetais, queijos e ovos. Procure não misturar com outras ervas, pois poderá perder o seu aroma.

Estragão: com folhas finas, é acrescentado a molhos, frangos, peixes, ovos, etc. Possui sabor acentuado, devendo ser utilizado com moderação.

Salsa: existem dois tipos, de folhas lisas e frisadas. As folhas lisas são muito utilizadas para decorar pratos. Porém, ambas podem ser utilizadas em diversas preparações, como molhos, saladas, farofas, cozidos, etc.

Coentro: possui odor agradável, é muito utilizado em preparações com alimentos do mar, como peixes, mariscos e camarões.

Louro: é encontrado fresco, seco e em pó. Usado com moderação, é um ótimo tempero para feijões, ensopados, assados e carnes grelhadas.

Alecrim: acrescenta-se em carnes, aves, peixes e massas. Suas folhas são de cor verde escura.

Tomilho: esta erva possui sabor picante, é encontrada fresca, seca ou em pó, pode-se utilizar em carnes, sopas, peixes, queijos e ovos.

As ervas aromáticas possuem pouquíssimas calorias e podem ser adicionadas nas preparações, reduzindo a quantidade de sal. Por isso tenha criatividade, varie e faça deliciosos pratos!

Friday, June 06, 2008

OS BENEFÍCIOS DOS GRÃOS INTEGRAIS
Qualquer alimento feito de trigo, arroz, aveia, milho ou outro cereal é um produto que utiliza grãos. Esses alimentos devem formar a base de uma dieta por alguns motivos.

Primeiro, os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, a melhor fonte de energia para o seu corpo. Como principal combustível do corpo, os carboidratos fornecem constantemente a seu cérebro, coração e sistema nervoso, energia para manter seus movimentos, sua respiração e sua mente.

Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro (especialmente se forem enriquecidos ou incluírem o grão integral), assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos tem fibra.


Examinando os grãos integrais.

Uma estratégia importante na escolha dos melhores alimentos em grãos é procurar produtos feitos de grãos integrais. Um grão integral é toda a parte comestível de qualquer grão, quer seja trigo, aveia, milho, arroz ou um grão mais exótico.

As três camadas de um grão fornecem nutrientes importantes:

. a camada protetora externa, ou farelo, é envolta em fibra, vitaminas B, proteína e microminerais;

. o endosperma fornece principalmente carboidrato, proteína e algumas vitaminas B;

. a semente é rica em vitaminas B, vitamina E, microminerais, antioxidantes e fitonutrientes.

Quando os grãos integrais são moídos (refinados), as porções do farelo e da semente são removidas, deixando apenas o endosperma. Infelizmente, mais da metade da fibra e quase 3/4 das vitaminas e minerais estão no farelo e na semente.

Ao ingerir alimentos de grãos integrais, você recebe os benefícios nutricionais do grão inteiro. Produtos em grãos enriquecidos acrescentam novamente algumas vitaminas B - tiamina, ácido fólico, riboflavina e niacina - e ferro, perdidas quando o grão foi moído. Mas muitos outros nutrientes e fibras não são acrescentados novamente.

Os nutrientes individuais em alimentos de grãos integrais - fibra, antioxidantes, fitonutrientes, vitaminas e minerais - oferecem benefícios importantes à saúde. Quando trabalham juntos no alimento "integral", entretanto, interagem de maneira eficiente, ajudando a proteger sua saúde.

Por exemplo, uma dieta rica em alimentos integrais está associada ao baixo risco de diversas enfermidades crônicas, incluindo doenças do coração, câncer, diabetes e problemas gastrintestinais. Também pode exercer um papel importante no tratamento de algumas dessas doenças.

Uma grande variedade de alimentos de grãos integrais está disponível nos supermercados de hoje. Exemplos de alimentos que podem ser encontrados em versões integrais incluem pães, cereais prontos, arroz integral, massas, biscoitos
.

A DIETA DO BOM HUMOR
Quem procura qualidade de vida sabe que um dos segredos está na alimentação.O que comemos é a balança para manutenção da saúde,disposição física,boa forma e até para equilibrar o humor.


Estudos tem comprovado que algumas substâncias encontradas nos alimentos têm a capacidade de melhorar e até estimular o sistema nervoso.

É o caso do mel e também dos carboidratos, por exemplo, que têm a capacidade de aumentar a produção de serotonina, susbtância responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O chocolate provoca efeito semelhante, funcionando como um calmante em situações difíceis.

Já o chá preto, café, refrigerantes e guaraná em pó são contra-indicados, pois são produtos ricos em cafeína, o que faz a ansiedade aumentar. Gorduras saturadas e álcool também devem ser eliminados do consumo diário. Eles interferem na atividade neural, provocando fadiga e raciocínio lento.

ALGUMAS DICAS:

Alface: Ameniza a irritação; a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensação de prazer e bem-estar. Estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Espinafre e brócolis: Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células e principalmente para o desenvolvimento fetal. Estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem no cérebro.

Jabuticaba: Rica em ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B e carboidratos, a jabuticaba ajuda a combater a anemia, além de aumentar as defesas do organismo. Age como antidepressivo e reanima, pois fornece energia.

Laranja: Promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos

Castanha-do-pará: Auxilia na diminuição do estresse melhorando a depressão. Rica em selênio, um agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio (350mg) recomendada.

Pimenta: Leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido) que estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfina. Para o humor, as melhores pedidas são a pimenta-de-cheiro, a vermelha, a malagueta e a comari.

Chocolate: Este é o que tem maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. Uma unidade de bombom é suficiente.