Friday, May 30, 2008


FOME DE INVERNO

É só a temperatura cair para começar um desfile interminável e apetitoso de pratos calóricos. É quase impossível resistir a uma maravilhosa fondue de queijo ou a uma simples caneca de chocolate quente com um fio de leite condensado. No inverno, é fato, o apetite e a preguiça para enfrentar os dias frios aumentam na mesma proporção.

Embora essa energia extra seja usada para controlar a temperatura, é melhor não abusar.A verdade é que os brasileiros não gostam do inverno, então se deprimem e a produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, diminui. Para suprir esta sensação de tristeza e desânimo, as pessoas, principalmente as mulheres, acabam descontando na comida e engordam.

Os excessos à mesa também podem ser determinantes para o surgimento de doenças como hipertensão e obesidade, além de contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéride, que elevam os riscos de problemas cardiovasculares.

Portanto, não apenas para não engordar, mas para evitar que todos os seus cuidados com a saúde até agora tenham sido em vão, o ideal é redobrar os cuidados com a alimentação na estação mais fria do ano.

Uma dica é ficar atento ao alimento consumido — se há maior demora para ele ser metabolizado e liberado do estômago. E investir nele. Os carboidratos, como massas e pães, por exemplo, dão uma sensação de peso passageira e rápida. Já a digestão das proteínas (carnes, principalmente) dá mais trabalho e sua liberação para o intestino é mais lenta.


Confira algumas dicas para controlar o apetite ou deixar as guloseimas menos calóricas

SOPAS: prefira aquelas feitas com legumes batidos, em vez de creme de leite. Para dar uma engrossada, adicione farelo de trigo, pois, além de dar mais sabor, proporciona uma sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.
CHÁS
: são ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados.
CHOCOLATE QUENTE:
utilize leite de soja e ccau em pó. Mas o melhor mesmo é abusar dos chás.
QUEIJOS
: dê preferência a ricotinha ou ao queijo Tofu(de soja) mas não exagere na quantidade.
FRUTAS
: abuse das frutas típicas desta temporada: morangos, tangerina, laranja e maracujá. Elas podem ser consumidas constantemente, já que são boas fontes de vitamina C.

Tuesday, May 20, 2008

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL X ESTÉTICA

A preocupação pela estética é de certa maneira uma forma de estarmos atentos com o nosso estilo de vida. Isso inclui não somente os cuidados que temos em relação a ter cabelos sedosos e brilhantes, pele macia e hidratada, unhas fortalecidas, um corpo harmônico e peso ideal. Para isso é necessário nutrir corretamente os bilhões de células que estão distribuídas pelo nosso organismo.

Atualmente com a correria do dia-a-dia principalmente para mulher que trabalha fora do lar, cuida dos filhos, faz as compras, organiza a casa e se preocupa com todos da família, ter tempo para cuidar de sua beleza acaba ficando em segundo plano. .

E como fica sua alimentação? Você tem tempo para comer corretamente? Você sabe como se alimentar de forma saudável e equilibrada? .

Inicialmente não parece uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Mas com um pouquinho de empenho e disciplina, qualquer um pode ter benefícios seguindo algumas dicas de vida saudável, que inclui uma alimentação balanceada e equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente e que podem ajudar a manter sua ótima aparência. Não existe uma fórmula única mesmo porque nossas necessidades mudam ao longo da vida.

• Atenção com a saúde dos CABELOS: uma alimentação rica em vitaminas A, B e Zinco é essencial para manter os cabelos bonitos e sedosos, evitando o enfraquecimento dos fios e queda. Procure consumir alimentos in natura tais como frutas, legumes e verduras; bem como grãos integrais (aveia, arroz integral, cevada, centeio). Procure consumir diariamente alimentos ricos em proteínas como leite e derivados, e soja.

• Cuidados com a PELE: para manter uma pele hidratada e macia é importantíssimo consumir diariamente alimentos ricos em fibras, que auxiliam para o bom funcionamento dos intestinos e ajudam na eliminação de toxinas. Procure não consumir alimentos gordurosos e evite as frituras em geral. Evite refrigerantes e consuma em torno de 2 litros de água por dia. Isso com certeza contribuirá para uma hidratação adequada de sua pele evitando a oleosidade e sujeita ao aparecimento de acnes. Procure ingerir alimentos ricos em: A, B, C e Zinco.

1 - Vitamina A: encontrada principalmente em frutas e vegetais de cor alaranjada e vegetais de folha verde escura tais como: mamão, caqui, cenoura, batata doce, agrião, brócolis, rúcula, espinafre e outros. A vitamina A auxilia para manter a integridade das células de nossa pele.

2 - Vitaminas do complexo B: encontradas principalmente em grãos integrais, leite e derivados, carnes magras, entre outros. As vitaminas do complexo B auxiliam na regulação das glândulas sebáceas, o que irá deixar sua pele menos oleosidade tornando-a mais sedosa.

3 - Vitamina C: encontrada em grande concentração nas frutas cítricas como: acerola, morango, laranja, tangerina, abacaxi, goiaba entre outras. A vitamina C auxilia na cicatrização da pele, colaborando para uma recuperação mais rápida no caso de cortes e feridas, e é antioxidante (colaborando para a prevenção do envelhecimento da pele).

4 - Zinco: encontrado principalmente em: aves, peixes, frutos do mar, leite, etc. O Zinco ajuda a combater os radicais livres devido a ação aumentada de enzimas, auxiliando na renovação das células.

UNHAS saudáveis: procure consumir alimentos ricos em proteínas (carnes magras, aves sem pele, peixes), bem como alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte, cereais integrais, verduras e leguminosas) que ajudam no fortalecimento e saúde das unhas.

• Evitando a FLACIDEZ e CELULITE: controlar o peso, praticar exercícios regularmente (ajudam o fortalecimento dos músculos), evitar o fumo, consumir diariamente frutas e legumes, beber água durante o dia, evitar a ingestão de bebida alcoólica, evitar a ingestão excessiva de doces e alimentos gordurosos, são estratégias que auxiliam a combater a flacidez e celulite.

Você merece o melhor! Reserve alguns momentos do dia para relaxar e para cuidar de sua aparência. Incorpore ao seu cotidiano uma alimentação equilibrada. Você verá os benefícios e a diferença para sua vida em termos de disposição para trabalhar, estudar, rir, se emocionar, namorar; enfim tudo o que se traduz em qualidade física e emocional.

DICAS ALIMENTARES QUE AUXILIAM NA SAÚDE DOS CABELOS
  • Consuma diariamente verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais. Quais são as substâncias e alimentos que contribuem para a saúde dos cabelos?
  • Vitamina C => presente em frutas cítricas e tomate, é um anti-oxidante importante para o organismo, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios;
  • Vitamina A => controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego;
  • Vitaminas do complexo B => auxiliam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios estando presentes nas carnes brancas, peixes, frutos do mar, vegetais folhosos, cereais integrais, legumes, grãos e nozes;
  • Zinco, Cobre, Ferro, Iodo => ajudam no fortalecimento e crescimento dos cabelos e encontrados principalmente em: carnes brancas, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes de água salgada, dentre outros.
  • Evite períodos de jejum prolongado (mais de 4 horas => os níveis de energia dos folículos capilares diminuem prejudicando os cabelos).
  • Elimine ao máximo o consumo de alimentos artificiais, refinados e enlatados.
  • Evite tomar café ou os chás artificiais pois a cafeína em excesso pode alterar os níveis de estrógeno na mulher. O chá contém tanino e em altas concentrações impede a absorção de ferro pelo organismo.
  • Caso sua dieta seja vegetariana => tente consumir produtos ricos em proteínas e alimentos a base de soja.
  • Elimite a ingestão de bebidas alcoólicas.
  • Procure beber diariamente de seis a oito copos de água por dia.

Sugestão de bebida saudável rica em biotina (ajuda a fortalecer as raízes do cabelo), podendo ser consumida no café-da-manhã ou no lanche da tarde:

Ingredientes:
Mel – 1 colher de chá
Mamão– fatias
Iogurte desnatado – 1 pote

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater aproximadamente 2 minutos.

Desta forma uma alimentação variada e equilibrada associada a práticas de vida saudáveis (atividade física, dormir o suficiente, relaxamento...) são fatores primordiais para a saúde dos cabelos.


COMBATENDO O CANSAÇO E O ESTRESSE
Sua alimentação pode ajudar a combater esses sintomas! Aprenda quais são os alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, amenizar a irritação e voltar a sorrir. Portanto fique atento às seguintes dicas:

Alface – evita a fadiga mental amenizando a irritação. É rica em folato que é um elemento muito importante para o organismo, sendo que sua deficiência pode causar depressão e cansaço.
Espinafre – vegetal rico em potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, auxiliando a estabilizar a pressão e garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso.
Laranja – fonte de carotenóides, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B. Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. É energética, hidratante e previne a fadiga.
Uva – rica em niacina (que é uma vitamina do complexo B), minerais, potássio e vitamina C. Portanto ajuda no bom funcionamento do organismo mantendo a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. É rica em flavonóides (são antioxidantes), que retardam o envelhecimento da pele e ajuda a combater o colesterol, além de ser energética.
Lembre-se:
“ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL .... MENTE E CORPO EQUILIBRADOS!”

Thursday, May 08, 2008

ESPINAFRE É MATO?
De forma alguma. Melhor do que a maioria dos vegetais o espinafre é rico em vitamina A e C, é uma excelente fonte vegetariana de proteína. Antes de servir ou ingerir lave muito bem as folhas.
Pode ser servidos cozido ou crus, mas cuidado o cozimento excessivo pode tirar os nutrientes. Prefira cozimento a vapor ou frito na chapa.

O Espinafre tem suas folhas verde-escuras contêm muitos outros nutrientes valiosos.

O espinafre torna as pessoas mais fortes, além de vitaminas A, C ele possui cálcio e ferro. Siga o exemplo do Popeye, mas tome cuidado não deixe que mitos façam parte da sua alimentação, pois ela deve ser balanceada. Principalmente a das crianças que estão em fase de crescimento e precisam de vários alimentos para que seu desenvolvimento seja saudável e correto. Garantindo assim qualidade de vida.

Os adultos devem ser exemplos e tentar ter uma alimentação adequada.


CACAU : MUITO MAIS ENERGIA NO SEU INVERNO
Para muitas pessoas, o chocolate é um alimento delicioso, mas também muito calórico e que engorda. Ao contrário das crenças populares, que dizem que “chocolate faz mal” descobriu-se que ele possui várias ações positivas sobre a saúde. Manuscritos de eras indígenas e coloniais, por exemplo, mostram que bebidas à base de cacau eram recomendadas para melhorar a digestão, além de ser eficiente para os estômagos fracos.

Uma de suas recomendações era para estimular o sistema nervoso, especialmente para os pacientes identificados como fracos, com carência de energia, ou para os que sofriam de exaustão e cansaço.

Trata-se de um alimento rico em procianidinas, polifenóis e flavonóides, todos com potente ação antioxidante e protetora dos vasos sangüíneos.

Uma recente pesquisa realizada por cientistas do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente de Bilthoven, Holanda, mostrou que, por possuir estas propriedades, o cacau reduz o risco de doença cardíaca. A ingestão de uma barra de 100g eleva significativamente a capacidade antioxidante do plasma, e o uso diário de pequenas quantidades (aproximadamente 50g) ajuda a reforçar e a relaxar a parede das artérias.

O chocolate possui ainda em sua composição o aminoácido triptofano, além de alcalóides e cafeoildopamina. Essas substâncias estimulam os receptores da serotonina e da dopamina, que têm a função de melhorar o humor e a atividade mental. Daí o conhecido desejo das mulheres, especialmente na fase pré-menstrual, por chocolate.