Saturday, April 26, 2008

BENEFÍCIOS DAS SEMENTES PARA A SAÚDE

Alimentação contendo sementes trás benefícios para a saúde, pois elas são fonte rica de vitaminas C, E, complexo B e sais minerais como potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. Por isso, sementes nos fornecem antioxidantes para combater os radicais livres que danificam as células do corpo. Sementes ainda contêm muita fibra alimentar, a qual regulariza o funcionamento do intestino e evita prisão de ventre entre outros problemas.
* Papoula: As sementes da papoula são utilizadas principalmente no preparo de pães e doces, e como aromatizante.

* Gergelim: Essas sementes são ótima fonte de proteínas. Além disso, gergelim também é rico em gordura, da qual pode-se fabricar um óleo comestível popular na cozinha oriental. A semente do gergelim é muito utilizada para dar sabor a pães.

* Girassol: O óleo de semente de girassol é bastante popular na Europa. As sementes de girassol são ricas em Vitaminas E, D e complexo B.

* Alcaravia: O óleo extraído da alcaravia é utilizado em países do norte da Europa.


O PODER CURATIVO DO GÉRMEN DE TRIGO

Obtém-se a partir do trigo puro moído tranformando-o em minúsculos depósitos de vitaminas essenciais para manter uma boa saúde.
Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti anemico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante. Deve ser incluído na alimentação infantil diariamente, pois em fase de pleno desenvolvimento o gérmen de tribo contribui com diversos elementos nutritivos vitais, fortalecendo o sistema imunitário e consequentemente protegendo as crianças da doença.
Para doentes diabéticos, a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.
Apresenta na sua composição Auxonas, substância que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo de vitamina B1 sem a presença de auxonas conduz a uma degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro, daí que a sua presença em quantidade suficiente diminui a duração de estados convalescentes, aumenta o processo de renovação celular e de tecidos. Assim conserva a juventude e a saúde geral. É durante o sono que as propriedades regenerativas do gérmen de trigo são mais ativas, não se devendo por isso descuidar a qualidade deste período de descanso.
Estas são algumas das razões pelas quais deve incluir o gérmen de trigo nos seus hábitos alimentares.

Wednesday, April 23, 2008

RADICAIS LIVRES CAUSAM DOENÇAS DEGENERATIVAS
O excesso de radicais livres é uma das causas de câncer, sobretudo, na promoção e início do desenvolvimento do tumor. Estresse, excesso de exposição aos raios ultra-violeta, fumo, alimentação rica em gordura, excesso de ingestão de ferro, excesso de carne, álcool e o consumo regular de pesticidas nos alimentos colaboram para o aumento de radicais livres no nosso corpo.

Estruturas eletricamente instáveis, que para tornarem-se estáveis, desestabilizam átomos e moléculas de nossas membranas celulares, os radicais livres causam envelhecimento e doenças degenerativas. Possuem poder altamente destrutivo mas, da mesma forma que o gás carbônico, é essencial para desencadear o estímulo respiratório, sendo essenciais para que haja vida e para que o nosso sistema de defesa orgânica seja eficaz. Uma reação inflamatória é um campo de batalha onde os radicais livres causam lesão celular, calor, rubor e edema local, mas em contrapartida, acabam com o agente invasor.

Seus efeitos notadamente destrutivos só acontecem quando estes são produzidos em excesso e causam um verdadeiro bombardeio na membrana de nossas células. Tanto o envelhecimento celular como as doenças degenerativas, entre elas Alzheimer, artrite e câncer são produtos das agressões desses agentes em nossos tecidos.

Existem substâncias que neutralizam os radicais livres ou seus efeitos, que são conhecidas como antioxidantes. Alimentos antioxidantes são aqueles ricos em substâncias que podem "varrer"os radicais livres ou então fortalecer a membrana celular, para que os danos do "bombardeio" não afetem o núcleo e o DNA da célula.

Quanto mais vegetais, menor o risco de vir a ter pela primeira vez ou a recidivar câncer. Frutas, hortaliças, fontes de betacaroteno, vitamina E, vitamina C e selênio nos ajudam a neutralizar os excessos de radicais livres.

Como nos defender do bombardeio de radicais livres:

Hortaliças da família das crucíferas, como brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, espinafre e repolho, que além de ricas em vitaminas, minerais e fibras, contém sulforafane, substância que ajuda a diminuir a progressão de tumores.

Tomates cereja - contém licopeno, um pigmento de ação antioxidante maior que o betacaroteno. Muito indicado sobretudo para a prevenção do câncer de próstata.

Tofu ( queijo de soja) - fonte de fitormônios, indicado sobretudo na prevenção de câncer ginecológico e câncer de próstata.

Chá verde - também relacionado à longevidade por conter antioxidantes chamados polifenóis.

Uva - Fonte de vitamina C, tonificante e redutora da incidência de câncer, principalmente de pele.

Sementes de girassol - fontes de vitamina E e bioflavonóides, protetores celulares.

Sementes de Linhaça - fonte de ômega 3, ômega 6 , vitamina E e fibras. Sugestão: 1 colher de chá das sementes deixadas de molho em meio copo de água de um dia para outro. Beba a água e coma as sementes na manhã seguinte.

Milho e espinafre - por serem fontes de luteína, um pigmento antioxidante importante na prevenção das degenerações de mácula e retina.

Friday, April 11, 2008

AFINAL,O QUE SÃO AS GORDURAS TRANS?
Essas gorduras passam por um processo de hidrogenação e estão presentes principalmente nos produtos industrializados. Servem para aumentar o tempo de vida dos produtos nas prateleiras e melhorar a consistência destes. Estudos demonstram que essas gorduras são tão maléficas ou até piores do que as saturadas, que antes, eram consideradas as principais “vilões”.As gorduras trans alteram o metabolismo dos lipídios, aumentando o LDL (mau colesterol) e diminuem o HDL (bom colesterol), aumentando os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Hoje em dia, o mercado vem se preocupando com a presença delas nos alimentos, e a ANVISA determinou obrigatória elas estarem descritas nos rótulos. Mas enquanto isto não acontece, fiquem sempre atentos nos rótulos, e prefiram sempre os alimentos que venham escritos “livre de trans”. Como em alguns alimentos a gordura trans ainda não está descrita nos rótulos, leiam com atenção os ingredientes, e qualquer "alimento" que tenha as palavras "hidrogenado" ou "parcialmente hidrogenado” deve ser evitado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que a ingestão diária de trans não ultrapasse 1% das calorias ou 2g/dia.

Aqui vai uma lista de produtos que geralmente contém a gordura trans :
- Alimentos de fast food
- Salgadinhos
- Batata frita e outras frituras
- Pratos congelados
- Massa folhada
- Margarina (Quanto mais dura é a margarina, maior a concentração de gordura trans)
- Biscoitos
- Sorvetes
- Bolos recheados prontos
- Cookies
- Chocolates em barra e bombons
- Pipoca de microondas
- Maionese
- Donuts
- Sopas e cremes industrializados
COMER APRESSADO FAZ MAL A SAÚDE!
A ansiedade e o nervosismo fazem com que o organismo libere muita adrenalina, o hormônio do stress. A adrenalina é aquela substância que sinaliza o perigo, preparando o organismo para a fuga. Nessas ocasiões o fluxo sangüíneo é desviado principalmente para os membros inferiores, quando deveria estar direcionado para o tubo digestivo. Dessa forma, a digestão fica prejudicada.
Não é recomendável comer vendo televisão, lendo ou em ambientes muito estressantes, faça das refeições um momento prazeroso e de confraternização.
Além do mais, quem come apressado demora mais tempo para sentir que está saciado, o que faz com que a pessoa coma mais do que realmente necessitaria.


Thursday, April 03, 2008

ALIMENTOS NUTRACÊUTICOS : UMA FARMÁCIA EM SUA CASA

A alimentação natural é a farmácia (diga-se de passagem, “barata”) que trata da sua saúde. Mas o que poucas pessoas têm conhecimento é que substâncias que compõem determinados alimentos, chamados nutracêuticos ou funcionais, podem prevenir e até mesmo tratar de vários tipos de doenças.

Os nutracêuticos são alimentos, ou parte deles, que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças.

Na verdade, todo alimento natural (aquele que não foi processado industrialmente) pode ser classificado como "funcional" já que contém, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, etc. Porém, certos alimentos contém, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde.

Desde de o “tempo das cavernas”, o homem procurava os seus alimentos na natureza e aprendeu com os animais (através da observação e da experimentação) a comer os alimentos que poderiam curar as suas doenças. Daí, surgiu a fitoterapia, onde foi utilizada por pagés, magos, alquimistas, padres, terapeutas e médicos. Aliás, a indústria farmacêutica sintetizou as moléculas dos produtos naturais para produção de vários dos seus remédios.

Hoje, vemos os polêmicos transgênicos que pretendem revolucionar a cadeia produtiva. Mas existe uma pequena revolução nas prateleiras dos supermercados, onde consumidores cada vez mais conscientes e exigentes querem em suas mesas os alimentos nutracêuticos, os alimentos que trataram da saúde dos seus ancestrais. O homem cria e transforma as suas idéias, mas sempre volta as suas origens. Os antigos tinham toda a sabedoria do mundo porque estavam em contato direto com a natureza. Hoje, o chamado “homem civilizado” vive estressado, se alimentando muito mal com alimentos cada vez mais industrializados e com menos nutrientes. É a grande e bonita fruta na feira que impressiona os olhos, mas não tem gosto e não tem os seus nutrientes essenciais. E os agrotóxicos estão cada vez mais poderosos e muito mais prejudiciais à saúde do ser humano.

Mas nem tudo está perdido. Temos muitas frentes (de homens justos e de boa índole) tentando trazer aos lares dos consumidores (porque não dizer seres humanos) um produto natural e de boa qualidade. Existem algumas dicas para uma boa alimentação que são importantes de serem observadas:

Sal marinho - substitua o sal refinado pelo sal marinho. Como o Dr. Marcio Bontempo disse: “o sal marinho contém cerca de 84 elementos que são, não obstante, eliminados ou extraídos para a comercialização durante o processo industrial para a produção do sal refinado. Perde-se então enxofre, bromo, magnésio, cálcio e outros menos importantes, que, no entanto, representam excelente fonte de lucros. Uma industria que esteja lucrando com a extração desses elementos do sal bruto é geralmente poderosa e possui a sua forma de controle sobre as autoridades. É claro que será então dada muita ênfase a importância do sal refinado empobrecido e pouca ao sal puro, integral, abominado.” O sal marinho tem cristais maiores que o sal refinado, portanto, utilize a mesma quantidade de sal marinho (somente aguarde mais tempo para experimentar a comida - para que os cristais de sal se dissolvam adequadamente).

·Açúcar Natural - substitua o açúcar refinado pelo açúcar natural (garapa, melado, rapadura, açúcar mascavo). O melado é um dos alimentos que mais contém ferro na natureza. A cana de açúcar é originária da Índia. Uma planta selvagem que começou a ser cultivada em jardins e dela tirava-se a água de açúcar, que depois foi se transformando no próprio açúcar, considerado então um remédio, que aparecia nas receitas dos médicos orientais. Mas, o uso do açúcar como alimento começou depois, por volta do século X, na Índia e na China. Ele foi trazido pelos árabes para a Europa e no século XV já era um dos principais produtos comercializados pelos povos do Mediterrâneo. Neste período, os portugueses passaram a dominar as técnicas do fabrico do açúcar em suas ilhas atlânticas - Açores, Madeira, São Tomé e Príncipe - e logo as trouxeram para o Brasil. Nos anos de 1800, não se ouvia falar em diabetes; os escravos viviam da rapadura, farinha de mandioca e carne seca (até hoje consumida pela população carente brasileira, especialmente, dos Estados do Norte e Nordeste).

Arroz Integral - substitua gradualmente o arroz branco pelo integral ou farelo de arroz. O arroz integral é envolto por uma película que é justamente o que o mantém integral. Esta película segura o germe do grão que juntos formam uma dupla designada farelo. Podemos então considerá-lo um alimento funcional.
O arroz branco, por sua vez, não contém esta película porque ela foi retirada no processo da refinação. Portanto, este arroz não contém farelo, não podendo ser indicado como alimento funcional.

Farelos (de arroz, aveia, soja e trigo) - ricos em fibras. Estimulam o funcionamento intestinal, reduzem o colesterol. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras (que estimulam o funcionamento intestinal), os fitatos (que protegem o organismo do depósito de chumbo (trabalho do Dr. Jaime-Amaya - Unicamp), os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Duas colheres de sopa de farelo por dia é o suficiente. Misture com leite, suco, frutas,etc no café da manhã, no almoço com o arroz e o feijão, no jantar, etc.

·Óleo de Girassol - substitua o seu óleo de soja pelo óleo de girassol. O que diferencia o óleo de Girassol dos outros óleos é a concentração de ácidos graxos. Os ácidos graxos que interessam sob o ponto de vista da nutrição, são os insaturados oléico, linolênico e linoléico, principalmente este último capaz de dissolver e eliminar o excesso de colesterol no organismo, deixando-o na taxa normal. A concentração de ácido linoléico no girassol é de 62,2% enquanto há 21,l% de óleo oléico. Essa característica, garante ao óleo de girassol propriedades altamente reguladoras nas doenças cardíacas. Procure no supermercado óleo de girassol de primeira prensagem a frio: é um pouco mais caro que os de soja e girassol comuns, mas de melhor qualidade

Vinagre de Maçã - substitua o seu vinagre de vinho, de álcool, etc. Este ingrediente tem a sua eficácia na redução de peso, na redução da celulite e na desintoxicação do organismo. Mas o vinagre de maçã também apresenta muitos outros benefícios para a saúde, tais como, redução do colesterol, promove uma boa circulação sanguínea, melhora o metabolismo, facilita a digestão e contribui para a manutenção de uma pele saudável. Procure o vinagre de maçã natural.

Chá verde (green-tea) - rico em polifenóis que previnem o câncer e doenças do coração. Tome-o quente, porém, não fervendo. Todo o chá, com o passar do tempo, chá vai fermentando e perdendo as suas qualidades.

Vegetais crucíferos (brócolos, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor) que possuem grandes quantidades de glicosinolatos que previnem o câncer. Procure os alimentos orgânicos – sem agrotóxicos e com muito mais sais minerais e vitaminas.

Consuma frutas cítricas - (ricas em limoneno) que previnem o câncer e fortalecem o sistema imunológico.

Alho e a cebola - contem alicina e estimulam o sistema imune, são varredores de radicais livres; reduzem colesterol e triglicérides. A cebola de melhor qualidade é a vermelha.

Linhaça - (que contém lignana) modula o sistema imune, reduz o colesterol e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Compre a linhaça em grão e bata no liquidificador a quantidade que você vai ingerir no dia.
Esta é uma pequena parcela dos produtos nutracêuticos e o que eles podem fazer por você, pela sua família. Sabemos que o hábito alimentar não se muda “da noite para o dia”. Mas, ele pode ser modulado e implementado no decorrer do tempo. Mude aos poucos... os benefícios serão enormes. Você estará contribuindo para que os alimentos sejam de melhor qualidade. Se o consumidor exigir, a cadeia produtiva mudará os seus conceitos. Afinal, os produtores querem atender as necessidades dos seus consumidores.

Tenha qualidade de vida! Tenha saúde, se alimentando melhor!