Wednesday, December 17, 2008

UM NATAL DE VERDADE
No próximo dia 25 de dezembro, cerca de 2 bilhões de pessoas de todo o planeta vão comemorar o Natal. Para todos aqueles que crêem que Jesus foi o Messias que veio à Terra para redimir a humanidade, essa é a celebração mais importante do ano. Deveria, portanto, ser um momento de reflexão, de exaltação da vida, de conexão com a misericórdia e o amor – a própria palavra NATAL remete a nascimento, e não deveria combinar com morte! Infelizmente, não é isso o que ocorre. Nas mesas enfeitadas com flores, porcelanas e belos candelabros, o protagonista é sempre um animal morto – ou vários.

São bois, porcos, peixes, cabritos, cordeiros, frangos e, principalmente, perus, além das aves geneticamente modificadas, como os chésteres. Restaurantes oferecem ceias especiais, com ingredientes como vitela, alimentos cuja produção requer a mais sórdida crueldade. Assim, a maior festa da Cristandade se converte em um espetáculo lamentável de morte e desrespeito à vida, num dia em que os sentimentos cristãos, como o amor, a compaixão, o respeito e a solidariedade, deveriam estar em primeiro plano.

Mas não precisa ser assim. E VOCÊ pode começar a fazer a diferença! Em vez de servir perus, pernis, lombos ou qualquer outro produto de origem animal, receba sua família e seus amigos com pratos vegetarianos deliciosos, cem por cento livres de crueldade. Isso é possível! Veja as receitas abaixo e surpreenda-se com as infinitas possibilidades de um Natal sem morte. Assim, você terá um verdadeiro Feliz Natal, com a consciência leve e o coração tranqüilo!

Boas Festas, e bom apetite!


ENTRADA: SALADA ARCO-ÍRIS

Ingredientes:
Folhas de alface de vários tipos (americana, crespa, mimosa)
cenoura ralada
repolho roxo
brócolis
azeitonas
tomate cereja
brotos (alfafa ou trevo)
salsinha e cebolinha
tempero: sal, limão e óleo de oliva

Preparo:
Circunde a bandeja com as folhas de alface. No meio, coloque cenoura ralada, repolho roxo, brócolis, azeitonas, tomate cereja e brotos. Salpique salsinha e cebolinha sobre a salada. Regue com a sugestão de tempero, ou deixe para os convidados regarem ao se servirem.

PRATO PRINCIPAL: LASANHA DE TOFU E ESPINAFRE

Ingredientes:
½ pacote de massa para lasanha
500 g de tofu amassado com um garfo
500 g de espinafre
2 colheres de sopa de suco de limão
2 dentes de alho
4 xícaras de molho de tomate
sal, pimenta e manjericão a gosto

Preparo:
Prepare a massa da lasanha . No copo do liquidificador, bata todo o espinafre lavado até ele ficar bem moído e reserve. Ainda no liquidificador, bata todo o tofu com o suco de limão, o alho e os demais temperos, até formar um creme grosso e homogêneo. Numa forma refratária, disponha uma camada de molho de tomate, uma fatia de massa para lasanha, uma camada de creme de tofu e uma de espinafre. Vá alternando as camadas até acabar os ingredientes. Leve ao fogo médio por 30 minutos. Sirva bem quente
.