Wednesday, November 28, 2007

ABACAXÍ,DESCASQUE O SEU!
Descascar o abacaxí parece ser de fato o único ponto negativo desta fruta
saborosa e refrescante,a ponto de a expreessão haver-se popularizado como sinônimo da tarefa aborrecida ou desagradável.Procedente da América Tropical,mas aclimatado também na Ásia e na Africa é a um só tempo alimento e remédio.
Diurético e desintoxicante,além de escasso valor energético,é recomendado às pessoas que necessitam perder peso.Fruta de grande poder curativo,contém hidratos de carbono,proteínas,gorduras e água.Armazena igualmente cálcio, fósforo,ferro,magnésio,potássio,sódio,cloro e enxofre.
Pode ser usado de diversas maneiras:ao natural,em sucos,saladas,compotas,
geléias,etc.Graças ao delicioso aroma e aos ricos elementos nutritivos que o caracterizam,é complemento muito útil à dieta.
Por suas virtudes digestivas e sabor exótico,é a sobremesa ideal.Uma rodela de abacaxi é o melhor aperitivo para estômagos fatigados ou doentes,desde que não se incorra no erro de regá-la com rum,bem como polvilhá-la de açúcar,com o que se adulterariam suas equilibradas qualidades naturais.


Friday, November 09, 2007


SOJA : ESBANJANDO QUALIDADE
Versátil e saborosa,pode,com um um pouco de criatividade,ser empregada em várias preparações caseiras.A lista é longa:purês,bolos,sopas,saladas, e pães.
Trata-se de uma alimento riquíssimo na parte protéica,mas também em gorduras,lecitinas,sais minerais e vitaminas.Possue especial valor na nutrição dos diabéticos,arteriosclerose e convalescentes.
Suas substâncias minerais atuam no metabolismo alcalino elevadamente, aumentando as reservas sanguíneas.Seu teor em hidratos de carbono são queimados pelo organismo,até mesmo quando existe alta taxa de açúcar, produzindo níveis de glicose bastante aceitáveis.

RISOTO COM PROTEÍNA DE SOJA
Ingredientes:proteína texturizada,cebola,tomate,pimentão,óleo de milho,arroz integral,sal marinho,tempero verde.

Modo de fazer:Coloque a proteína de molho em meio litro de água.Faça um refogado com todos os componentes e junte o texturizado hidratado,mais sal e o tempero verde a gosto.Prepare o arroz e depois de cozido,misture o refogado. Será uma agradável surpresa na sua mesa!


UMA FESTA DE SAÚDE!
Popularmente conhecido como planta quente é originária da Índia,favorecendo grandes benefícios ao organismo.Com seu sabor picante,o Gengibre tem sido usado em xaropes,fábricas de doces e medicamentos.Contém cálcio,sódio,ferro, proteína e magnésio.
Durante cerca de 2500 anos já desempenhava importante papel na medicina Asiática.Como remédio caseiro promove a limpeza do corpo através da transpiração e estimula o apetite.Na China há três mil anos combate gripes e resfriados,sendo mastigado pelos chineses nas crises de enjôo marítimo.
Autoridades Alemãs de saúde concluíram que o gengibre,na dose média de 2 a 4 gramas,é eficiente para prevenir mal estar e problemas digetivos.Também nos casos de rouquidão,inflamação da garganta e bronquite apresenta eficácia ótima.
É encontrado na forma de extrato,raíz e cristais.Como extrato fica em maceração por 15 a 20 dias e,após essa data,extrai-se o princípio ativo,usando-o para estimular o senso vaso motor e respiratório.No estado de cristais são fabricadas balas e,com a raíz,aproveita-se na produção de chás.