Sunday, July 22, 2007

SALSÃO : FORTE E GENEROSO
Gosto forte e extremamente aromático,o Salsão impõe seu sabor a qualquer prato de que participe.Poucos sabem,entretanto,que esse bom alimento é também valente remédio natural,indicado em vários casos de saúde.
Generoso da raíz às folhas e sementes,dele tudo se aproveita:as raízes se comem cozidos;as folhas e talos em saladas cruas;as sementes podem ser utilizadas nos pães,bolachas e igualmente como condimento.Mesmo cozido,conserva grande parte de suas propriedades nutritivas.
Apreciado desde tempos imemoriais,é considerado afrodisíaco por seus efeitos estimulantes.Conhecido como "amigo da virilidade",dele diziam os antigos que se as mulheres soubessem o seu benefício,para com os maridos,nunca deixariam faltar à mesa.
Embora muito respeitado,pelas indicações culinárias,apresenta reduzida divulgação como agente terapêutico.Trata-se de uma valiosa fonte de sais de potássio,iodo,sódio,manganês,substâncias B1 e B2.Suas folhas contém vitaminas A e na parte carnosa os nutrientes P,C e K,além de possuir enxofre e azeites essenciais.As raízes são ricas em tirosina,colina e seus talos de vitamina C.
DENTES PERFEITOS COM ECONOMIA
Após as refeições forma-se uma película que recobre os dentes chamada "placa dentária". Constituída por detritos alimentares e micróbios ou bactérias destroem o esmalte e a dentina, causando as infecções e a tão conhecida cárie.
De modo geral,além do açucar refinado,a má combinação de alimentos,o uso de drogas,o excesso de medicamentos e o consumo de frituras prejudicam fortemente os dentes.As cáries,o tártaro e a gengivite são algumas das doenças bucais mais comuns.
Observe que a crescente utilização de açúcares e hidratos de carbono contribuem decisivamente para o aumento desses males.Enquanto isso,uma dieta balanceada e integral auxilia na boa formação bucal e,consequentemente,na diminuição dos problemas dentários.
Devido ao tipo de alimentos consumidos atualmente,os quais provocam a falta do uso dos dentes pela nutrição isenta de fibras,estes perdem,cada vez mais,suas funções e acabam involuindo.Aqui vão algumas sugestões que lhe ajudarão na importante tarefa de prevenção.Siga-as corretamente e sorria alegremente:

1)Evite o açúcar e a farinha de trigo branca,bem como seus derivados:balas,bolos, chocolates,doces,pastelaria,refrigerantes,sorvetes,etc.

2)Utilize alimentação variada,o mais natural possível,principalmente à base de frutas,legumes e verduras cruas.Use e abuse dos cereais integrais;

3)Coma devagar,mastigando completamente,com os dois lados da boca, e ensalivando muito os alimentos,reduzindo-os a uma massa pastosa.Assim procedendo exercita-se as articulações e reeduca-se o paladar.

Mantenha bom estado geral de saúde,orientando-se sempre.É melhor prevenir, para manter os dentes bem saudáveis.

Wednesday, July 11, 2007

CARDÁPIO PARA O INVERNO
O Brasil abriga no seu solo pátrio variedade muito grande de grupos étnicos provenientes de outros países,clima e costumes diferentes.Aceitando essa herança e utilizando algumas iguarias,produziremos duas receitas especiais da estação mais fria e gostosa de todas.

SOPA DE CEBOLA-Nessa receita serão necessários os seguintes ingredientes:5 cebolas médias em rodelas,4 colheres de sopa de óleo,2 colheres das de sopa de araruta,2 fatias de pão integral cortado em cubinhos,l litro de água e salsa picada.
Preparo:Doure as cebolas no óleo.Acrescente à água com araruta dissolvida,mexa até a fervura e deixe cozinhar por alguns minutos.Junte o pão cortado e a salsa durante 5 minutos.Polvilhe com queijo ralado na hora de servir.

SOBREMESA DE MAÇÃ-Para essa delícia você vai precisar:5 maçãs picadas não muito miúdo,l xícara de farinha integral,l xícara de mascavo,l colher de chá de canela moída.
Preparo:Untar um prato refratário e colocar no mesmo as maçãs picadas.Os outros ingredientes estarão em uma tijela,sendo misturados com a ponto dos dedos formando uma farofa.Espalhá-los por cima das maçãs e levar ao forno por 30 minutos.Servir acompanhado de queijo tofu.


Tuesday, July 10, 2007

AS MUITAS CURAS DO TOMATE
Rico em vitaminas A,B,C e E,o tomate é considerado um arsenal de saúde.Valioso nas perturbações do crescimento,torna-se fundamental aos que sofrem de gota , reumatismo e hipertensão.
O fruto sofre apreciáveis perdas e valores nutritivos quando a planta é submetida a adubos químicos e processos artificiais de amadurecimento.Por esse motivo,convém dar preferência aos cultivados com substâncias orgânicas,os quais se encontram à venda,em alguns entrepostos naturais.Podem igualmente ser desenvolvidos nas hortas domésticas.
Ainda com a finalidade de evitar decréscimos de vitaminas e minerais o ideal é ingerí-los crus com pele e sementes na forma de salada.Indispensável,contudo, que estejam suficientemente maduros,pois ao contrário,poderão gerar má digestão.
Possui sódio abundantemente,elemento esse muito importante ao funcionamento normal orgânico e que,como se sabe,participa na assimilação e eliminação.É mais rico em magnésio que qualquer outro alimento comum,sendo de suma relevância para ossos e dentes.

Sunday, July 08, 2007


YACÓN , A BATATA QUE REDUZ A GLICEMIA
Na aparência lembra uma batata doce,mas o gosto e a,consistência remetem a uma pêra madura.Trata-se do Yacón,um alimento usado pelos japoneses que pode modificar de forma significativa,o controle do diabetes.
Conhecida como batata diet ou polímia,é originária dos Andes,e cultivada na Colômbia,Equador e Perú,em altas altitudes.Ao contrário dos outros tubérculos,contém grande quantidade de amido, acumula insulina(fibra alimentar),que tem alto poder adoçante e baixo teor calórico.Ela não aumenta a glicemia ou nível sérico de insulina,sendo,portanto,indicada para diabéticos.
De acordo com pesquisas realizadas,os diabéticos deveriam tomar um litro de água de Yacón por dia,preparando com uma colher de sopa de folhas secas e trituradas desse tubérculo.Com sorte, o Yacón pode ser encontrado em Lojas de Produtos Naturais.A mesa,o vegetal pode ser comido cru,com saladas,ou cozido como qualquer batata.Os japoneses fazem um petisco,tipo batata chips,ou Yacón desidratado.O sabor acaba mais acentuado e há uma maior concentração de nutrientes.