Sunday, June 24, 2007


AMEIXA UMEBOSHI : MIL E UMA VIRTUDES TERAPÊUTICAS
Em fins de setembro,princípio de outubro,brasileiros de origem japonesa retornam das compras com uns quilinhos a mais na sacola.Entre verduras e legumes,trazem um passageiro muito especial:dezenas de pequenos frutos,menores que as amêndoas,maiores que as azeitonas e disponíveis no mercado apenas durante os primeiros dias da primavera.
Para surpresa geral,os consumidores de olhos puxados compram as tais frutinhas completamente verdes e rejeitam qualquer indício de maturação.Levam as miniaturas para casa e tratam de colocá-las no sal grosso,conforme uma técnica milenar que aprenderam com seus avós.Acrescentam à mistura alguns maços de tissô,erva arroxeada,muito conhecida nas colônias japonesas.Depois,guardam tudo,no mínimo,por seis meses;no máximo três anos.
Terminada a longa hibernação,os frutos resurgem ligeiramente menores.Pudera:o sal lhes roubou um bocado de água.Só que não o suficiente para esturricá-los,pois ainda mantêm a maciez.Quanto à cor,predomina o marrom com um tom vermelho.
À mesa,os orientais idolatram o sabor peculiar da conserva,algo entre o azedo,salgado e picante.Em geral,degustam o petisco junto ao arroz cozido,do tipo cateto ou integral.Espalham pelos quatro cantos que o seu consumo regular previne um sem número de doenças,desde uma simples gripe até desarranjos intestinais.O nome de nossa maravilha,é insistentemente traduzido no Brasil como "Ameixa Salgada Japonesa".
Aos gourmets de plantão,vale lembrar que a UMESBOSHI não figura apenas como acompanhante do arroz.Também participa de outros pratos,sempre na categoria de tempero.Um exemplo:misturado com o tofu e o shoyu,resulta num irresistível creme para macarrão.
Na dieta japonesa ele é aquele "algo mais" e equivale a uma joiazinha que enche de vida qualquer receita.Entre os seus milagres destacam-se:prevenção de anemia,mau hálito,prisão de ventre,cólera,ressaca,dores de cabeça(sobretudo enxaqueca) e resfriados.

Monday, June 18, 2007


FERRO , CÁLCIO . USE BRÓCOLIS
Hortaliça verde,pertencente a família das Crucíferas,é semelhante à couve-flor.Possue talos grossos muito juntos e em suas pontas desabrocham numerosas flores.
O brócolis é para o homem uma das maiores usinas geradoras de ferro,cálcio e vitamina A.Por causa da concentração desses três nutrientes,tanto nas folhas como nos botões florais,deve ser consumido de forma integral.
Além de nutritivo,ajuda na fabricação de nosso sangue,ossos e dentes.Receita médica barata e certa para os anêmicos e uma resposta científica à altura aos carentes de cálcio,como as crianças,adolescentes,idosos e indivíduos portadores de osteoporose.
A elevada existência de vitamina A fez desse vegetal um útil alimento na defesa contra infecções.Também a alta taxa de vitamina C,presente tanto nas folhas como nas flores,permite cobrir as exigências diárias do adulto,protegendo-o contra o escorbuto.
Finalmente,o caldo das flores é um excelente diurético e no combate a inflamações do tubo digetivo.Portanto, olho-vivo nesse terapêutico vegetal.

Thursday, June 14, 2007


PERIGOS DO INVERNO
Nariz entupido ou escorrendo,estados febris,mal estar geral,sinusite.Temos assim,diversos sintomas característicos de que uma virose se instalou.Isso acontece,porque o organismo encontra-se debilitado,facilitando o ataque das bactérias.
Como forma de prevenção,alguns cuidados básicos a serem administrados:

1)Dormir o necessário(oito horas no mínimo);


2)Comer abundantemente alimentos integrais e naturais.Igualmente muitas frutas que contenham vitamina C como laranja,goiaba,limão,acerola,caju,entre outras;

3)Procurar não passar o resfriado para os outros,usando lenços de papel descartáveis;cobrir a boca e o nariz,quando for tossir ou espirrar,e levar as mãos,após esse ato.


4)O uso das plantas medicinais,indicadas na Fitoterapia,podem contribuir para solucionar os problemas de saúde.As receitas são elaboradas a partir de ervas encontradas em sua própria horta ou jardim(laranjeira,hortelão,guaco).


FIGO DIETÉTICO NATURAL
O figo nutre e engorda,graças ao seu conteúdo de glicose elevado.Trata-se do mais assimilável de todos os açúcares,indicado para a nutrição de atletas,e em todas as atividades que exigem grande empreendimento de força física e energia.
Como contém sensível proporção de vitaminas B,essenciais para o bom funcionamento orgânico,desempenha papel semelhante ao dos cereais.Apesar de ser largamente consumido como sobremesa é aconselhado a sua inclusão no cardápio regular.
O elevado conteúdo de fibras indispensáveis na sua maior parte e em ácidos de fruta,tornam-o um dos melhores remédios.Atua na terapêutica de prisão de ventre,como regulador do fluxo biliar e facilitador das secreções.
Possui consideráveis propriedades curativas:é oxidante , laxante , diurético , digestivo , depurativo do sangue , indicado também para o fígado.
Para os casos de angina,recomenda-se a aplicação tópica do suco,pois sua ação antisséptica impede o desenvolvimento dos micróbios.Para que todas as suas propriedades sejam aproveitadas deve ser consumido quando maduro.


Monday, June 04, 2007

CUIDADOS COM O CORAÇÃO
Sofrer agressões.Este parece o destino de um dos mais valentes órgãos do corpo.
Os abusos,porém,tem causado um aumento significativo,a cada ano,no número de vítimas de ataque cardíacos.
Especialistas em cardiologia relacionam,inclusive,um crescimento no risco de
doenças cardiovasculares durante o período de envelhecimento das pessoas.É alarmante,contudo a quantidade de jovens na faixa dos 30-40 anos,que sofre enfarte.Aprenda a melhor proteger-se desse mal mudando de hábitos e desviando desses fatores de risco:

A)FUMO : Acelera o coração,contrai os vasos e diminui a capacidade de aproveitamento do óxigênio do corpo.Tem o poder de lesar as paredes internas das artérias,bem como facilitar o surgimento de coágulos que dificultam a circulação sanguínea.

B) GORDURAS : Frituras,laticínios(queijo,leite gordo e manteiga) são alimentos altamente prejudiciais a saúde.

C)FALTA DE EXERCÍCIOS

D)AÇÚCAR E ALIMENTOS REFINADOS : Provocam obesidade,prejudicando diretamente o coração.

E)EXCESSO DE SAL : Causa a retenção de líquidos,dificulta a circulação de sangue e faz surgir a hipertensão.

F) ESTRESSE : Como se percebe a maioria dos ítens responsáveis pelas doenças cardíacas podem ser evitadas com medidas simples.É necessário,contudo, exercer força de vontade,pois as precauções estão intimamente ligadas com alguns dos prazeres cultivados e estimulados pela sociedade consumista.
Fumar,beber café a qualquer pretexto,comer de tudo e a qualquer hora,excesso de trabalho,viver sob tensão constante de cumprir horários ou sofrer violência, enfrentar a dura concorrência diária são costumes arraigados que precisam ser alterados em benefício de um coração forte e saudável.
Existe,pois,um reconhecimento,cada vez maior,na terapêutica do regime vegetariano como o que melhor atende às necesidades do organismo,protegendo não apenas o coração,mas todos os órgãos.