Sunday, April 29, 2007


OITO ALTERNATIVAS NATURAIS PARA VENCER O COLESTEROL
Reduzir o consumo de ovos.Deixar de comer manteiga.Abandonar a carne gorda.
Há quem imagine que essas providências,todas centradas na negação do prazer,bastam para combater um dos mais perigosos inimigos da saúde:o colesterol.Em parte estão certas.Mas e na hora de comer?É possível manter dieta saudável e gostosa?
Oferecemos esse mês de Abril,oito alternativas para você reduzí-lo ou evitá-lo.Algumas referem-se a alimentação.Outras a suplementos.E há também as relacionadas com os hábitos.

1)SOJA-consumidores de carne e ovos que optaram pela mudança de regime e passaram a incluir na dieta derivados de soja(proteína vegetal,leite de soja,tofu)tiveram redução quase imediata nos níveis dessa doença.

2)FIBRAS-seu uso facilita o trânsito intestinal,reduzindo a absorção de gordura alimentar.Produtos fibráticos:pão integral,arroz,macarrão natural, gérmen de trigo,aveia em flocos,entre outros.

3)MAÇÃ E PECTINA-é uma fruta extremamente útil no combate dessa enfermidade.A pectina,substância abundante na maçã,reduz a capacidade do corpo de reter o colesterol.

4)ÓLEOS POLI-INSATURADOS-podem ser citados os de canola,semente de girassol e milho.Há ainda os excelentes óleos de gergelim que,por ser um tanto raro,é de preço bastante elevado.

5)IOGURTE-através das bactérias usadas para a sua fermentação é bloqueado a produção de colesterol no fígado.O iogurte natural é,portanto,
um ótimo agente preventivo.

6)CROMO-um estudo em voluntários que usaram levedo de cerveja,rico nesse mineral,apresentou ótimos resultados sanguíneos.Os progressos foram obtidos após seis semanas de uso.

7)EXERCÍCIOS-as caminhadas regulares e em locais adequados(próximos da natureza)ajudam a manter um organismo pleno de saúde.

8)RESPIRAÇÃO CORRETA-respirar convenientemente também significa aproveitar o ar mais limpo possível,não poluído pela fumaça de cigarros.Os fumantes estão entre os indivíduos que apresentam os menores níveis de colesterol benéfico,aquele que protege o corpo da arteriosclerose.

MAMÃO , LIMPEZA TOTAL E VITAMINAS EM ABUNDÂNCIA
O poder medicinal e o valor nutritivo do mamão papaia são muito conhecidos. Além de ótimo regulador intestinal,por ser rico em fibras,ele possui calorias sendo grandemente recomendado pelos nutricionistas.Contém água,açúcar,
carboidratos,proteínas,gorduras,fibras,vitaminas A,B,B2,B5 e C,fósforo,ferro e cálcio.
A papaína tem efeitos terapêuticos sobre os tecidos vivos e é muito usada para todas as enfermidades do estômago como indigestão,gastrite,prisão de ventre,putrefação intestinal,flatulência,etc...
O mamão maduro é igualmente diurético,emoliente e oxidante.Quando pela manhã for consumido evita diabete,asma e icterícia.Ótimo depurativo do sangue.
Esfregado sobre a pele tira manchas,suaviza cútis ásperas e elimina rugas.A fruta miúda e ácida emprega-se aberta,em forma de cataplasma,nas anginas.
Por fim,satisfaz plenamente as exigências orgânicas,limpando o aparelho digestivo,contribuindo para a manutenção do equilíbrio ácido-alcalino do corpo e ainda favorecendo o crescimento das crianças.



Sunday, April 15, 2007

CORES E SABORES DE ABRIL
Abril é bastante interessante particularmente pela qualidade da natureza que se apresenta.O azul do céu intenso e o brilho do sol mais dourado são características desse período.
Caso tivesse que optar por uma temperatura ambiente permanente,com toda certeza,escolheria a deste mês,por não ser nem fria demais,tão pouco quente;é bem temperada.E os amigos hão de concordar comigo quando afirmo que um prato equilibradamente temperado deixa qualquer pessoa plenamente satisfeita.
Observe também que estamos entrando numa época onde há preferência por alimentos "calientes".Um bom exemplo são receitas de mingaus,pães integrais,pizzas e pastéis assados.
Um momento saudável e prazeiroso de sentir tudo isso é na hora das refeições.Instante em que toda esa energia da terra manifesta-se através de cheiros,cores,formas e do paladar dos produtos separados.


ALEGRIA E MUITA ENERGIA
O que é saúde:simples ausência de doença ou vitalidade plena?Vale a pena refletir sobre alguns ítens indispensáveis à um viver perfeito e feliz.
Um ritmo de vida atribulado,aliado ao uso diário dos alimentos artificiais agridem imediatamente o corpo humano.Exatamente nesse momento que as doenças instalam-se irremediavelmente.
A alimentação é um dos aspectos decisivos para uma boa saúde.Grande parte das doenças provém de hábitos nutricionais errôneos.nada concorre mais para a acumulação de impurezas no sangue do que o consumo constante de produtos refinados,condimentados,excessivamente elaborados.Todos eles tem a função de conduzir gases tóxicos,diretamente à corrente sanguínea e posteriormente aos órgãos vitais.
Outro elemento essencial,pois sem ele não viveríamos cinco minutos é o ar.Formado basicamente de óxigênio e nitrogênio,torna-se indispensável aos homens.Por isso,não devemos dormir em quartos com portas ou janelas fechadas. O corpo necessita ventilação renovada para recuperar as energias gastas.Passear em parques,jardins públicos,áreas com muitas árvores,ajuda a limpar os pulmões.
Extremamente saudável são os banhos de sol,principalmente na parte da manhã.
Nesse instante os raios ultra-violeta beneficiam a manutenção da estrutura óssea sadia,prevenindo problemas como o raquitismo.
O estado de espírito,igualmente,tem enorme influência sobre o ser humano.A tristeza,mágoa,fadiga mental e as preocupações afetam nossa vida.Portanto,
fundamental manter o bom humor e a alegria,pois acabam auxiliando o sistema nervoso,aparelho circulatório e digestivo.