Sunday, March 18, 2007

FEIJÃO MILAGROSO
Baixa a febre,neutraliza venenos,cura intoxicações,sendo eficaz na ressaca,vômitos e inchação de diversas causas.Trata-se do Azuki,o "feijão japonês",de grãos miúdos e coloração vermelha,saboroso e rico em minerais.
Graças ao pequeno tamanho,possui grau de fermentação bem inferior e das demais leguminosas.Embora sua reduzida dimensão,é rico em energia,de maneira que pouca quantidade preenche as necessidades alimentares exigidas pelo organismo.
Outra alternativa medicinal é torrá-lo,tornando-o um excelente chá,próprio para diabéticos e no trato da maioria das doenças metabólicas.Seus efeitos depurativos no sangue,eliminam o excesso de ácido úrico,tonificando os rins.
Um modo muito gostoso de prepará-lo é serví-lo como feijão comum,cozido em água,pouco sal,cebola,refogando-o com uma "moranguinha".Essa sugestão culinária tem a propriedade de purificar o sangue,retirando todas as impurezas decorrentes de uma má nutrição.
Também a diarréia pode ser combatida com o seu caldo.Já para as pessoas obesas,o uso do mesmo favorece ao tão desejado emagrecimento.


SOLUÇÃO PARA CANSAÇO E DESÂNIMO
Dos minerais,o ferro é o mais conhecido.São comuns,entretanto,frequentes e até numerosos os exemplos de pessoas afetadas pela sua insuficiência.
A vulnerabilidade às infecções e o cansaço constante indicam sinais evidentes dessa deficiência.Alguns associam a falta de alegria e o desânimo a fatores emocionais,instalando-se paulatinamente a carência de ferro,cujos estágios avançados manifestam respiração ofegante,dificuldade em deglutir,angina do peito e má circulação.
São vários os produtos que o contém.Dando-se preferência a eles,em lugar dos açucarados,farináceos e gordurosos que são muito pobres,a saúde é beneficiada amplamente.Dentre os alimentos que permitem maior absorção do ferro pelo organismo estão a levedura de cerveja,amêndoas e soja.Igualmente o pão integral,os cereais e legumes fazem parte dessa lista.
Portanto,o consumo desse mineral,mesmo que não se detecte problemas anêmicos,contribui grandemente para o aumento da resistência à fadiga e às bactérias.Outra virtude sua é o combate eficaz nos casos de doenças das pernas.

Sunday, March 04, 2007


SOMOS AQUILO QUE COMEMOS

Existem comidas que são como o plástico,não se desmancham nem se misturam com nossa natureza de forma normal.Então,aqui e alí começam a aparecer os montinhos de lixo que que a gente comeu.Em volta deles vão se instalando bactérias,vírus,micróbios e dalí a pouco tempo tudo já virou bagunça,ou seja,doença.Quer dizer,certas substâncias agridem o corpo,enquanto outras se integram a ele.
Por exemplo,a Dona Lourdes,lá daquele lugarejo do sul de Minas,optou só por refeições integrais.O feijão vem da roça do Bento e o arroz quem traz é Dona Fujiko.Já o milho e o aipim,bem como as verduras,são do quintal mesmo e as frutas de um pomar orgânicamente preparado.
Muito longe dos mineiros,lá nas bandas do Maranhão,seu Ribamar também preocupa-se em nutrir-se equlibradamente.Feijão,farinha de mandioca e hortaliças,fazem-no ter uma saúde de ferro.
Contrariamente,os filhos do casal,que foram atrás de outra vida, na cidade grande,"ofendem" seu organismo diariamente.Isso ocorre porque,nesse ambiente,não colhe-se ou cria-se,tudo é comprado no supermercado,enlatado,empacotado e congelado. Vem preparado,temperado,salgado e adoçado para o freguês ficar bem acostumado.
Assim,as pessoas habituam-se a consumir muito macarrão com molho pronto,refrigerante e salsicha.Sabem que não são ingredientes fortes,porém vão abusando.A saúde deles é de dar dó.Queixam-se de dores de cabeça,acordam cansados,se irritam facilmente e constantemente estão gripados.
A verdade é uma só:SOMOS AQUILO QUE COMEMOS!Como a árvore necessita de terra boa,visando frutos saborosos,precisamos consumir produtos saudáveis para sermos felizes.E você?Seus alimentos estão lhe ajudando ou atrapalhando?