Sunday, April 29, 2007


OITO ALTERNATIVAS NATURAIS PARA VENCER O COLESTEROL
Reduzir o consumo de ovos.Deixar de comer manteiga.Abandonar a carne gorda.
Há quem imagine que essas providências,todas centradas na negação do prazer,bastam para combater um dos mais perigosos inimigos da saúde:o colesterol.Em parte estão certas.Mas e na hora de comer?É possível manter dieta saudável e gostosa?
Oferecemos esse mês de Abril,oito alternativas para você reduzí-lo ou evitá-lo.Algumas referem-se a alimentação.Outras a suplementos.E há também as relacionadas com os hábitos.

1)SOJA-consumidores de carne e ovos que optaram pela mudança de regime e passaram a incluir na dieta derivados de soja(proteína vegetal,leite de soja,tofu)tiveram redução quase imediata nos níveis dessa doença.

2)FIBRAS-seu uso facilita o trânsito intestinal,reduzindo a absorção de gordura alimentar.Produtos fibráticos:pão integral,arroz,macarrão natural, gérmen de trigo,aveia em flocos,entre outros.

3)MAÇÃ E PECTINA-é uma fruta extremamente útil no combate dessa enfermidade.A pectina,substância abundante na maçã,reduz a capacidade do corpo de reter o colesterol.

4)ÓLEOS POLI-INSATURADOS-podem ser citados os de canola,semente de girassol e milho.Há ainda os excelentes óleos de gergelim que,por ser um tanto raro,é de preço bastante elevado.

5)IOGURTE-através das bactérias usadas para a sua fermentação é bloqueado a produção de colesterol no fígado.O iogurte natural é,portanto,
um ótimo agente preventivo.

6)CROMO-um estudo em voluntários que usaram levedo de cerveja,rico nesse mineral,apresentou ótimos resultados sanguíneos.Os progressos foram obtidos após seis semanas de uso.

7)EXERCÍCIOS-as caminhadas regulares e em locais adequados(próximos da natureza)ajudam a manter um organismo pleno de saúde.

8)RESPIRAÇÃO CORRETA-respirar convenientemente também significa aproveitar o ar mais limpo possível,não poluído pela fumaça de cigarros.Os fumantes estão entre os indivíduos que apresentam os menores níveis de colesterol benéfico,aquele que protege o corpo da arteriosclerose.

No comments: