Sunday, December 10, 2006

FARMÁCIA DA NATUREZA
Salsa,pepino,agrião,espinafre,cenoura,couve.Reduzidos à sucos,evitam doenças e promovem a cura.são também fatores importantes na conservação da aparência, influindo na saúde da pele,cabelos e olhos.Combinados,tem excelente sabor.
Ricos em todas as vitaminas e sais minerais tornam-se indispensáveis ao bom funcionamento orgânico.Por isso,frutas,legumes e verduras devem ser consumidos generosamente por pessoas de todas as idades.O ideal seria mastigá-los crus em forma de saladas estéticas e cientificamente compostas.
Como o verão está chegando com toda força publicaremos alguns sucos que certamente farão muito mais alegres suas manhãs e tardes de férias.Eles são esssencialmente medicinais,preventivos e curativos nas mais diferentes moléstias existentes.A transformação destas hortaliças e legumes em bebidas muitas vezes combinado favorecerá barbaramente o paladar de adultos e crianças.

SUCO DE ALFACE
É de valor fundamental ao corpo humano.Fonte de magnésio,ferro,cálcio e potássio, contendo igualmente pequena quantidade de fósforo.O magnésio tem poder vitalizador e benéfica atuação no metabolismo,sistema nervoso e pulmões.Quanto mais verde as folhas,maior riqueza em vitaminas.
SUCO DE CENOURA
Maravilhosa para regularização do funcionamento orgânico.Fonte de vitaminas A,B,C,G E K.Abre o apetite e auxilia a digestão.Deve ser usado pelas mães durante a gravidez e aleitamento.Garante juventude e vida saudável tomado uma vez ao dia.
SUCO DE ALHO
De grandes virtudes,é muitas vezes rejeitado por seu forte odor.No entanto é penetrante,volátil,facilitando a dissolução do excesso do muco na cavidade dos sinos e tubos bronquiais;ajuda também na eliminação de venenos orgânicos através dos poros.Tem a propriedade de expulsar vermes intestinais.Muito eficaz no tratamento das disenterias.













CEIA DE NATAL DIFERENTE
Parece um pouco chocante substituir na festa maior Cristã,imagens tão tradicionais como os pinheirinhos cheios de neve,frutas secas,nozes e comidas pesadas por palmeiras cercadas de areia,maçãs,abacaxis e refeições frugais e coloridas.Pensando bem,contudo,essa troca tem muita lógica pois,se o Natal é comemorado em todos os cantos do mundo,no mesmo dia,isto não obriga a ingerir alimentos em desacordo com o clima de cada região,não é mesmo?
É perfeitamente possível manter o espírito natalino de uma forma saudável, praticando novos hábitos,festejando e deliciando-se com uma culinária natural,junto a sua família.Para tanto,basta usar da criatividade,preparando antecipadamente alguns quitutes de fácil conservação e,na hora,improvisar uma maneira atraente de serví-los sobre a mesa festivamente.
Os pratos a seguir podem ser planejados com antecedência,simplificando,o trabalho da dona de casa no instante da ceia.São sugestões bastante simples,onde as frutas predominam,e dão um toque muito especial na sua noite natalina.
Bom proveito,então,amigos!
SALADA TROPICAL
Ingredientes:um pimentão vermelho;um verde;dois talos de aipo;duas cenouras;duas cebolas médias;100 gramas de castanha do pará;três punhados de brotos;cinco rabanetes;150 gramas de ervilhas partidas.
Preparo:Deixe a ervilha de molho,depois cozinhe até ficar "al dente".Pique pimentão vermelho em cubinhos e o verde em tiras.Fatie os talos de aipo.Rale as cenouras.Repita o mesmo processo dos pimentões nas cebolas.Frite até dourá-las,em óleo quente,acescentando um pouco de shoyu.Esfrie.Corte o rabanete no formato de cubos adicionando,após, quantidade pequena de canela em pó.Pique as castanhas.Junte os brotos misturando tudo levemente numa bacia.Sirva com molho de sua preferência.
MONTAGEM DO PRATO TROPICAL
Coloque no prato(individual)folhas de alface e sobre as mesmas uma fatia de abacaxi pondo no centro,onde foi recortado o talo uma ameixa deixada de molho por diversas horas e desencaroçada.Ao lado,decore com um pedaço de torta fria integral e salada tropical já temperada.Para enfeitar,alguns gomos de laranja.No centro da mesa faça um arranjo de frutas,diversos abacaxis inteiros e pedaços de melancia.



VERÃO : DIVIRTA-SE MAS TENHA CUIDADO !
O verão está aí.Com ele a expectativa das merecidas férias,repletas de muito sol.Aproveite...mas tenha cuidado!O excesso de calor tem a capacidade de trazer inúmeras complicações.Dentre elas podemos citar a insolação,queda brusca de pressão,desidratação,para não falar de queimaduras e surtos de herpes.
Por isso,o melhor é ficar alerta quando a temperatura subir.Use e abuse de óculos solares,chapéus,viseiras e bonés.Não esqueça também de levar um guarda-sol para a beira da praia.
Essa nova estação requer uma alimentação leve,rica em frutas,verduras e cereais integrais.Evitar frituras e gorduras,experimentando um cardápio variado de saladas fará bem a saúde.
Quanto ao perigo da desidratação,beba de um a dois litros de água,sucos naturais ou chás diariamente.





SORRISO : ELIXIR DA LONGEVIDADE !
Rir ainda é o melhor remédio para uma vida saudável.Sua capacidade de mover e relaxar por completo o diafragma,exercitar os pulmões,aumentar o nível de óxigênio no sangue e tonificar todo o sistema cardiovascular,por sí só,já revelam os benefícios desse ato.
Muitas pessoas e pesquisadores consideram o riso uma profunda massagem.Inclusive, fisiologistas concluíram que o relaxamento muscular,após uma boa gargalhada,pode durar até quarenta e cinco minutos.Também os psicólogos vereificaram que uma das melhores medidas para a saúde mental está na aptidão de rirmos de nós mesmos.
O riso tem o poder de desintoxicar o fígado e liberar o intestino;paralelamente nos faz tomar consciência de que estamos vivos.
As pessoas de bem com a vida riem alto e com o rosto elevado sempre que acham graça;sem medo de que alguém não vá gostar.Essa atitude nos deixa mais jovens.
Ria e verá como é fácil sorrir.Tente,levante os olhos,agora,e dê um lindo sorriso para a primeira pessoa que estiver à sua frente.Assim,a transformação não beneficiará somente você mas,com certeza,todos aqueles que convivem ao seu lado.


Saturday, December 09, 2006


SUA DIETA É MESMO COMPLETA?
De onde o amigo tira as suas proteínas?A interrogação sugere,para aquele que a faz,aparentemente,ser o único argumento necessário na tentativa de enfrentar o vegetarianismo.As pessoas parecem obsecadas por esse elemento mesmo aquelas que nem ao menos sabem definir o significado da palavra.No entanto,ela é um dos nutrientes mais fáceis de ser obtido.
Adotando-se hábitos alimentares inadequados o indivíduo pode atingir uma insuficiência de vitaminas A,C e Cálcio.Entretanto,é quase impossível apresentar falta de proteínas em um regime caloricamente adequado.
Uma maneira de desenvover deficiência protéica é ingerir elevadas quantidades de álcool e açúcar branco.Ambos são exclusivamente grandes fontes de calorias.Exibem,igualmente,pobreza em todos os nutrientes(vitaminas,minerais,lipídios e carboidratos complexos).
Portanto,não somente é a proteína vegetal suficiente,como coloca-se em nível superior a animal.o excesso de alimentos gordurosos tem sido o principal fator na ocorrência dos mais variados problemas de saúde.Entre eles está a Osteoporose,fruto de um consumo protéico exagerado.


Sunday, December 03, 2006


HORÁRIO DE NUTRIÇÃO DAS 12:00 AS 20:00HORAS
l)Às 12:00 horas inicia o período de nutrição,porém o organismo necessita dos cinco elementos básicos para alimentar-se e manter-se saudável.São eles:vitaminas,sais minerais,lipídios,carboidratos e proteínas;
2)Esta é a refeição principal,quando o nosso organismo está preparado para receber os nutrientes necessários à sua manutenção,então ingerir na refeição do almoço:um cereal integral/uma leguminosa(feijão)/uma raíz/um legume e um vegetal.Por exemplo:arroz integral,lentilha,cenoura refogada com bócolis e salada verde de alface,agrião e rúcula;
3)A combinação arroz e feijão ou arroz e semente(castanhas,nozes,etc...)forma uma proteína completa.Portanto,procure ter todos os dias essa noção nutricional para repor as necessidades protéicas diárias;
4)Reduza a quantidade de proteína animal,pois os maiores problemas orgânicos estão relacionados com os seus excessos diários.Muita carne vermelha,ovos,leite,
manteiga,embutidos etc...provocam colesterol alto,hipertensão,problemas cardíacos,ácido úrico,gota,reumatismo,artrite,problemas de pele,prisão de ventre,entre outros;
5)Consuma primeiro a salada.Mastigue bem e depois os alimentos quentes;
6)Não beba líquidos durante as refeições.Dilui os sucos digestivos interfirindo na qualidade digestiva.Tome 30 minutos antes ou 1 hora e meia depois;
7)Evite ingerir frutas após as refeições.Elas fermentam e comprometem toda a digestão.

Saturday, December 02, 2006


DICAS PARA O HORÁRIO DE ELIMINAÇÃO
DO ORGANISMO
a)Prefira alimentos leves no desjejum a base de frutas que possibilitarão remover as toxinas do corpo;
b)Os pontos de eliminação são pulmões,intestinos,bexiga,figado e pele.Concentre a sua alimentação e a prática de exercícios para a limpeza desses órgãos;
c)Faça exercícios logo ao acordar para estimular a circulação e a remoção das toxinas do corpo,como também na ativação do peristaltismo intestinal;
d)Pratique respirações de limpeza constantemente;
e)Ao levantar beba água.Um dos melhores remédios para deixar seu organismo totalmente livre das impurezas;
f)Dê preferência ao suco verde matinal,que é alcalino e purificador.Suco de frutas igualmente é medicinal e terapêutico;
g)No desjejum,consuma iogurte natural com mamão e granola.Renova a flora intestinal e promove a limpeza do intestino grosso;
h)Papa de maçã ou ela assada é um excelente alimento desintoxicante;
i)Usar cereais no desjejum auxilia bastante a manter o intestino limpo.Abuse da granola,farelo de trigo,gérmen de trigo,aveia,etc....
j)Evite tomar café,comer pão branco com laticínios ou embutidos.Substitua pela cevada,pão integral e ricota ou queijo de soja;
k)Quando está mais frio,prefira chás purificadores;
l)Faça algumas vezes por semana um jejum matinal,o que ajuda demais na limpeza completa das toxinas do corpo.