Saturday, November 25, 2006

RECEITA PARA MANTER-SE JOVEM
É claro que você já ouviu falar sobre radicais livres,antioxidantes e alimentos importantes na busca do rejuvenescimento.Mas o que são os radicais livres?Tratam-se de moléculas reativas que,quando oxigenadas além da conta,aceleram o aparecimento de doenças degenerativas.Com isso,acabam determinando uma queda de imunidade orgânica.

A partir daí,alteram a aparência da pessoa,seu estado geral de saúde,apressando etapas,e produzindo a ancianidade precoce.Importante lembrar que o envelhecimento não é doença,mas um processo fisiológico,muitas vezes associado às enfermidades crônicas como diabetes,excesso de colesterol,hipertensão,osteoporose.A razão é simples:quase todas as moléstias se agrupam a fatores nutricionais.Partindo desse princípio,torna-se necessário que se modifique os costumes alimentares errôneos,o que,muitas vezes,é difícil para quem,ao longo do tempo,habituou-se a um padrão dietético já estabelecido.
Portanto,se envelhecer é uma etapa natural e ainda não encontramos a fonte da juventude,precisamos nos preparar para enfrentar essa fase,modificando certos hábitos de vida.Álcool,fumo,estresse,sedentarismo e,finalmente,nutrição errada são os maiores responsáveis por essa alteração orgânica prematura.
Além disso,todos esses nocivos ingredientes cotidianos funcionam também como principais agentes na produção desenfreada dos radicais livres.Logo,se o amigo leitor modificar tudo isso,uns bons anos de rejuvenescimento na aparência e no humor certamente lhe serão restituídos.
Há sugestões simples e fáceis para iniciar hoje mesmo.Confira a seguir:
1)Caminhe no mínimo 3 km ao dia.Melhora a circulação sanguínea e reforça as válvulas arteriais;
2)Beba mais de 2 litros de água diariamente.É através do processo de filtração do sistema renal que se elimina o excesso de gorduras;
3)Consuma mais verduras e legumes.As fibras das hortaliças tem a capacidade de absorver possíveis substâncias cancerígenas;
4)Reduza radicalmente o consumo de carne. Com o decorrer do tempo a proteína animal vai danificando as artérias;
5)Ame a vida.Ela é uma dádiva de Deus!
NÃO EXAGERE NA SUA PERDA DE PESO!
Quando damos exagerada importância para um fato,aparentemente aquilo se agrava fortemente.Sofremos em excesso e ficamos remoendo negatividades.
Isso vale também para o peso.Ao resolver fazer qualquer dieta acabamos por nos interessar pelas receitas,guloseimas,parecendo estar com maior apetite.Chega-se até a engordar.
O motivo é que algo demasiadamente concentrado na mente torna-se,muitas vezes,problemático.Não significa ignorar ou negar situações que careçam de soluções e atitudes firmes da nossa parte.Jamais podemos confundir uma coisa com outra.
Em relação a uma reeducação alimentar que produz modificação de hábitos para toda a vida,é fundamental,sim,uma tomada de decisão urgente.Optar por um viver qualitativo e saudável fará toda a diferença.
Posteriormente,deixe de pensar somente nas refeições,calorias e quilogramas.Uma boa dica é desviar a atenção para outros interesses.Pode ser um hobby,trabalho voluntário,que lhe permita envolver-se apaixonadamente,tornando o centro do seu interesse.
Saí de sí mesmo,voltando-se para as necessidades das pessoas e tudo de maravilhoso que a vida pode lhe oferecer,constitui um dos grandes segredos dos indivíduos felizes,bem-sucedidos.Experimente!Vá em frente até descobrir que deve "comer para viver" e não "viver para comer".
DICAS PARA MANTER A FORMA:
a)Deixe que a maior porção de seus alimentos seja de saladas e legumes;

b)Faça questão de lanches a base de frutas frescas e sucos;

c)Prefira os produtos ao natural,isto é,crus;

d)Aumente a ingestão de fibras.Isso melhorará o funcionamento intestinal.