Saturday, September 23, 2006

SUGESTÕES PRIMAVERÍS
Para piquenique ou passeios,onde você permanecerá por um breve tempo,leve pouca coisa.Aproveite às horas,minutos e segundos divertindo-se.Bolachas integrais(aveia,gérmen de trigo,cacau,gergelim) bem protegidas em embalagens plásticas,bolinhos de arroz,passas de ameixa preta e uma garrafa térmica com chá referescante(hortelã,menta,macela) são excelentes sugetões nutricionais.
Já em um acampamento,de alguns dias,é necessário armazenar alimentos consistentes como:arroz tostado(dura vários dias e não precisa cozinhar), verduras e legumes que possam ser consumidos crus(cenoura,rabanete, pepino,nabo),em forma de picles é mais aconselhável.Leve folhas de anis e coloque dentro d'água,não necessita ferver,também algumas ameixas salgadas(umesboshi).
Caso tenha como fazer o fogo,prepare as refeições básicas:arroz integral, feijão azuki,proteína de soja,etc...
Aproveite bem as belezas que Deus nos deixou,pois,esta é,sem dúvida alguma,a mais poética das estações.Alimente-se de forma natural e tenha uma vida plenamente feliz!!!
ESBANJANDO SAÚDE
A cidade está mais atraente;a cada esquina podemos nos deliciar com este visual maravilhoso que a primavera nos proporciona.Diante dessa beleza,nos deparamos com o morango,uma fruta graciosa pela própria forma,cores,
sabor e muito por seu irresistível charme.
A abundância em flavonóides,uma variedade de compostos produzidos pelas plantas,é constantemente estudado por suas influências anticancerígenas.
Demonstram também grande potencial nutritivo com baixas calorias.Sua riqueza em vitamina C ,complexo B,sais minerais,apresentando ainda leve função laxativa e diurética,tornam-o um verdadeiro alimento medicinal.

GELÉIA NATURAL DE MORANGO
Ingredientes:1kg de morangos;3 xícaras de chá de mascavo; 1 colher de sopa de sumo de limão;1 colher de chá de tahine(margarina vegetal).
Modo de fazer:Lavar bem os morangos e levá-los para uma panela junto com todos os outros ingredientes.Ligar em fogo alto até amolecer.Em seguida,manter no fogo baixo,até obter um creme mais duro e começar a aparecer o fundo da panela.Desligar,esfriar e conservar em vidros previamente lavados,fervidos por quinze minutos e bem secos.

Saturday, September 16, 2006

A EXCELÊNCIA DO TRIGO
Inteligência,beleza,vigor físico,imaginação criadora,intuição científica e estética.Por tais atributos os gregos despertaram a curiosidade de historiadores e cientistas.E a conclusão foi unânime:só a alimentação baseada no trigo poderia explicar tamanha vitalidade.
Infelizmente com o surgimento da adubação química,esse cereal tem sido atingido por uma carga de defensivos que compromete suas propriedades.Soma-se a esta ação nefasta o beneficiamento do grão.Separado do farelo e do germe,perde muito de suas vitaminas e dos reais benefícios que poderiam advir para a saúde humana.
A análise do Trigo Integral demonstra que ele apresenta proteínas,sais minerais,várias vitaminas e perfeito balanceamento entre sódio e potássio.É o alimento da saúde e sabedoria.
Sua riqueza contudo,não pára aí.Ele possui nutrientes do Complexo B,cuja ausência causa depressão,falta de apetite,lesões da pele,inflamações do sistema nervoso e fadiga.
Existe também boa quantidade de vitamina C,que defende o organismo de todas as espécies de infecções microbianas e protege o corpo contra o estresse da vida moderna.
Contém vitamina D,fixador do cálcio no organismo,e a E,estimulante das glândulas sexuais,evitando a impotência.Mencionem-se,ainda,as vitaminas A,conhecida como do crescimento,essencial para as crianças.Igualmente eficaz na batalha às infecções;e a K,que evita hemorragias.
Estudos médicos comprovaram a função protetora do trigo contra moléstias como o câncer e tifo.Sua película é constituída de agentes neutralizantes da ação cancerígena e antitíficos.Combate o raquitismo,por ser rico em cálcio e vitamina C,que permite a fixação dessa substância,além do magnésio,que se transmuta no cálcio.
A presença de todos os elementos mencionados,todavia,só é possível no trigo cultivado biológicamente,isto é,com adubos naturais,como o humus,por exemplo.A utilização de produtos químicos,germicidas,pesticidas e fungicidas interfere em sua constituição,modificando-a.Utiliza-se esse terapêutico cereal através de bolos,biscoitos,pães,enfim,produzindo uma variedade de pratos doces e salgados.