Friday, June 30, 2006


FIBRAS NATURAIS NA ALIMENTAÇÃO
Nos dias atuais,por toda parte,encontramos pessoas falando em "retornar" para uma estrutura sadia através da nutrição integral.
O problema é que infelizmente os seres humanos tem consumido alimentos fracos e totalmente carentes de proteínas,vitaminas e sais minerais.Observe que as grandes redes de supermercados superlotam as prateleiras com inúmeros produtos que visam somente o lucro esão,na sua maioria,desnecessárias como os enlatados,o açúcar branco, sal refinado,a farinha branca,o pão branco,o arroz polido,o pó para pudins,o pó para refrescos,o macarrão instantâneo e vários outros.
É perfeitamente possível estabelecer um regime saudável a base de cereais,pão integral,macarrão natural,legumes e verduras frescas,descobrindo,ao mesmo tempo,as vantagens de uma alimentação rica em nutrientes.
Médicos e pesquisadores,compreendendo essa nescessária mudança de hábitos vem ressaltando a elevada importância das fibras naturais no processo terapêutico das doenças.
Até pouco tempo atrás,pensáva-se que elas ajudavam apenas como laxativo sendo suas demais indicações ignoradas pelos nutricionistas.Contudo,estudos recentes tem demonstrado que nas áreas rurais,onde a fibra é largamente usada,a incidência de enfermidades, como as do coração,intestinos e câncer quase inexistem.Já nos setores industrializados crescem os problemas de saúde,pois o conteúdo fibrático na alimentação é bastante baixo.
Mencionamos a Fibra de Trigo por ser a mais fácil de ser encontrada nas Casas Naturais,porém os Farelos de Arroz e Cereais em geral tem as mesmas propriedades.Elas proporcionam o bom funcionamento do organismo,facilitando mecanicamente o percurso nos intestinos,aumentando o volume do bolo fecal.Além disso,é evidente que,juntamente com a regularidade dessa nutrição à base de fibras,uma excelente dieta combate a obesidade e pode ajudar a destruir problemas crônicos bem como prevení-los.
Entre alguns benefícios dessa saudável nutrição,baseada em alimentos integrais,está a diminuição do colesterol,cura de hemorróidas e tratamento da diverticulite.

Monday, June 19, 2006

UM REMÉDIO MILAGROSO NA HORTA
Couve é uma planta da família das crucíferas,da qual existem numerosas variedades cultivadas,cujas folhas comestíveis são muito apreciáveis.Por sua riqueza em vitaminas e sais minerais,é vegetal importantíssimo na medicina doméstica e arte culinária.
Dentre as várias espécies destacam-se a mineira ou manteiga e a tronchuda,fontes magníficas de cálcio,ferro e iodo.
Para o bom aproveitamento de seus nutrientes e sais minerais,deve ser consumida preferencialmente crua,em saladas.Quando cozida,perde grande
parte de seus elementos nutritivos,tornando-se alimento morto,no que diz
respeito às vitaminas.
Devido ao seu elevado conteúdo em celulose,que a torna algo indigesta,sugere-se picá-la bem fina.Os que preferem-na ligeiramente cozida,aconselha-se não jogar fora o líquido da fervura,mas aproveitá-lo em sopas e outros preparos,pois a parte dos nutrientes fica dissolvido na água.
Médicos naturalistas tem empregado,com enorme êxito,cataplasmas de folhas de couve para curar úlceras varicosas.Para isso recomenda-se lavá-las,eliminar as nervuras salientes,amassá-las com água boricada durante algumas horas.Limpa-se bem a parte afetada e coloca-se sobre toda a úlcera.Venda-se suavemente o local com gaze ou pano limpo.Esse tratamento precisa ser aplicado duas vezes ao dia.
Esses cataplasmas são utilizadso como refrescantes, para tratar do gênero de chagas e feridas inflamadas.Nas bronquites empregam-se as folhas topicamente,
regadas com óleo de linhaça puro.As folhas,cozidas ao vapor e aplicadas na forma de cataplasmas quentes,são boas para combater gota,artrite,dores reumáticas em geral e nevralgia.Renovam-se de hora em hora.
Além de todos esses benefícios,é muito boa para combater enfermidades do fígado,como icterícia e cálculos biliares.Por seu teor em iodo,dá excelentes resultados contra portadores de bócio ou papeira.
As couves escuras,mais ricas em sais minerais do que as brancas,são ótimas frente a problemas como anemia e clorose.Seu suco serve como tônico mineralizante,vermífugo e estimulador do apetite.
AS MUITAS CURAS DO TOMATE
Rico em vitaminas A,B,C er E,o tomate é considerado um arsenal de saúde.Valioso nas perturbações do crescimento,torna-se essencial aos que sofrem de gota,reumatismo e hipertensão.
O fruto sofre apreciáveis perdas de valores nutritivos quando a planta é submetida a adubos químicos e processos artificiais de amadurecimento.Por esse motivo,convém dar preferência aos cultivados com substâncias orgânicas,os quais se encontram à venda,em alguns entrepostos naturais.Podem ser desenvolvidos igualmente em hortas domésticas.
Ainda com a finalidade de evitar decréscimos de vitaminas e minerais o ideal é ingerí-los crus com pele e sementes na forma de salada.Indispensável,contudo,que estejam suficientemente maduros,pois,ao contrário,poderão gerar má digestão.
Possui sódio abundantemente,elemento esse muito importante ao funcionamento natural orgânico e que,como se sabe,participa na assimilação e eliminação.É mais rico em magnésio que qualquer outro alimento comum,sendo de suma necessidade para ossos e dentes.

Saturday, June 03, 2006

VARRENDO AS TOXINAS
Acúmulo de colesterol?Intestinos preguiçosos?Poluição ambiental sobre o organismo?A cada dia,elementos nocivos diversos depositam-se em nosso corpo.A pectina tem a capacidade de lavar essa "sujeira",limpando artérias e intestinos.
Esse extraordinário detergente e regulador orgânico pode ser encontrado nas frutas frescas e verduras.Entre aquelas que se constituem ótima fonte citam-se laranjas,uvas,abacaxi,tomate,peras,passas e semente de girassol.
A maça apresenta-se como agente principal,em quaisuqer de suas formas de preparo:inteira,fatiada,raspada,transformada em molho.Seu consumo deve incluir a casca.Quanto mais fina for a polpa,maior será a superfície da fruta exposta aos intestinos,alí exercendo seus efeitos benéficos.Com isso,parece confirmar-se o dito entre os povos de língua inglesa segundo o qual "uma maçã ao dia mantém longe a presença dos médicos".
Observe o colesterol,por exemplo.Tem sido motivo de constante preocupação.Produzido a partir de gorduras saturadas,essa substãncia,semelhante a uma cera,prende-se pouco a pouco as paredes arteriais.Quando chega a bloquear os caminhos do sangue,junto ao coração ou cérebro,ocorre o ataque cardíaco ou cerebral.
Para combater esse mal,recomenda-se quantidade maior de maçãs,de três a seis.Pode-se variar sua maneira de prepará-la,com molho,vitaminas,etc.Outras frutas e vegetais associados exercem excelente resposta nas relações da taxa gordurosa.
Os resultados animadores da pectina,no entanto,vão mais além.Ela ajuda a eliminar bactérias responsáveis pela diarréia,atuando positivamente nos casos de constipação intestinal.Combinado com o cálcio,formam partículas gelatinosas que daõ origem às fezes.
Até mesmo aos diabéticos reserva-se boas notícias.Sua atuação serve para diminuir significativamente o índice de de glicose no sangue.E mesmo os indivíduos não vitimados pela doença,uma suplementação dessa substância,reduz o valor da insulina requerida para manter um nível saudável de açúcar sanguíneo.