Wednesday, May 31, 2006


COLESTEROL : UM INIMIGO SILENCIOSO
Trata-se de uma substância que o corpo necessita para proteger novas células e alguns hormônios.Silenciosamente ao longo dos anos,essa vai se depositando na forma de gordura nas artérias,provocando a arteriosclerose.Quando o acúmulo é tal que impede o sangue de fluir livremente,ocorre o entupimento,causando acidentes vasculares cerebrais,aneurismas e enfartes.Deve constituir motivo de preocupação quando alcança nível superior a 2oo mg/dia.
Maneira prática de reduzí-lo é reconhecer quais alimentos o contém e saber que ele só existe nos produtos de origem animal.Deve-se considerar,contudo,que abacate,coco,babaçu,azeite de dendê e chocolate são ricos em gorduras saturadas.Seu excesso é transformado na matéria prima para formação dessa doença.
É indispensável modificar os hábitos nutricionais,e o amigo pode iniciar conhecendo as principais fontes de colesterol:carnes gordas,frutos do mar,camarões,ovos(gemas),leite integral e derivados(creme de leite,nata,manteiga,queijos de cor amarelada),embutidos,salsichas,linguiças,
mortadelas,etc...)
CRIE NOVOS HÁBITOS:
a)Prefira peixes,aves sem peles,iogurte desnatado,queijos magros como a ricota;
b)Substitua um ovo inteiro por claras em suas receitas;
c)Nas preparações em que o ovo é um ingrediente importante(bolos,quindins,pudins,etc.)experimente usar Lecitina de Soja,purificante do organismo;
d)Procure evitar ao máximo situações que provoquem estresse.
ALIMENTOS REDUTORES DE COLESTEROL:
Suco de cenoura,água de beringela(sem a casca para evitar toxinas nocivas ao organismo),soja,semente de linho,alho e dieta rica em fibras(granola,arroz integral,biscoito).
VEGETAIS QUE AUXILIAM A REGULARIZAR
A TAXA DE GORDURA ELEVADA:
ALCACHOFRA:limpe muito bem as folhas e o botão floral de uma cabeça de alcachofra.Coloque em água quente junto com uma folha de louro.Cozinhe e consuma ao natural,2 a 3 vezes por semana;
BERINGELA:lave-a bastante.Tire uma fatia pequena e coloque-a para cozinhar em uma xícara de chá de água até amolecer.Coe e tome 1 a 2 vezes ao dia(uma de manhã em jejum).








Tuesday, May 30, 2006

FARMÁCIA DA NATUREZA
Considerada uma das melhores e mais completas frutas do inverno,a laranja vale quase por uma farmácia.Antiinfecciosa,valiosos tônico muscular e nervoso,"abre o apetite",sendo remineralizante,auxiliando a fixação dos minerais.
Sua lista de virtudes vai longe.Além de desintoxicar o organismo é protetora vascular,diurética,laxativa e rejuvenescedora celular e fluidificante do sangue.Também tem a capacidade de refrescar as defesas naturais,preparando o corpo para enfrentar as alterações climáticas que a estação quase sempre provoca.
Uma das maiores riquezas da fruta é seu conteúdo em vitamina C.Já dentre os sais minerais,destacam-se potássio,cálcio,magnésio,fósforo e sódio.Ferro,zinco,manganês,cromo e cobre igualmente fazem parte da sua constituição.
Com toda essa abundância,não é de se admirar o extenso uso interno e externo da medicina natural.Os que sofrem tromboses,inchaço dos membros e dores pré-cardíacas,absorvem muitos benefícios através do seu consumo.Estomatite,gengivite,dermatoses e eczemas são outras doenças sobre as quais ela atua eficazmente.
Quanto aos principais constituintes conecidas da polpa da fruta destacam-se:90% de água,4,6%glucídios,1%hidratos de carbono,2,5%ácidos,0,7%protídeos,0,5%cinzas,1%celulose.
Para a criança o suco é é importantíssimo,pois a necessidade infantil aproxima-se a 5O mg por dia,cifra que que 100gr normalmente ultrapassa.Aos bebês alimentados artificialmente recomenda-se dar-lhes de uma a três colheres de café de suco diariamente.
Com referência ao uso "in natura" é bom considerar que este deve ser bebido tão logo seja espremido,uma vez que se deteriora rapidamente.Afora as orientações referidas,indica-se nas infecções diversas,prevenção e tratamento de enfermidades contagiosas,anemia,dispepsia,flatulência e tendências hemorrágicas(fragilidade capilar).

Saturday, May 27, 2006


ESTRESSE. E A PELE SOFRE PRIMEIRO

A epiderme,como um dos órgãos mais sensíveis do organismo,é uma das principais vítimas das doenças psicossomáticas.Tudo o que acontece por dentro do corpo aparece vigorosamente transcrito sobre ela.Assim,uma alimentação anti-natural,tensão emocional,sedentarismo,venenos como fumo,álcool e drogas alteram todo um sistema organizado.
Todas as vezes que a pessoa fica triste ou preocupada ao extremo,automaticamente o estado imunológico perde a resistência favorecendo o desenvolvimento de várias enfermidades.Isso não ocorre só na parte dermatológica,mas em todos os níveis orgânicos.
Estudos indicam que 70% dessas doenças são originárias do estresse.Inimigo da vida moderna,é a principal causa de muitas alterações na pele,que podem ser provocadas ou acentuadas por ele.
É necessário,portanto,cultivar o bom humor,ver o outro lado positivo da vida.A mente modula a imunidade do homem e o grande segredo da saúde perfeita é manter o pensamento "nutritivo",enxergando nos pequenos gestos,a alegria por estar vivo.

Tuesday, May 23, 2006

PRISÃO DE VENTRE:COMO ELIMINAR O RISCO
Erupções na pele,falta de viço dos cabelos,distensão abdominal,sensação de peso,às vezes acompanhada de dor de cabeça e retenção líquida.Mal estar generalizado capaz de afetar o próprio comportamento.
Os sintomas sçao decorrentes de uma doença muito comum que atinge grande parte das pessoas.Um problema diretamente relacionado aos rumos antinaturais que o homem vem adotando,especialmente em termos nutricionais.
A prevenção é a atitude mais racional para quem deseja escapar de qualquer enfermidade.No caso da constipação intestinal,termo científico usado para designar a popular prisão de ventre,o primeiro passo a ser tomado baseia-se na observação de um adequado regime alimentar.
A falta de fibras na dieta alimentar é apontado como um dos principais responsáveis pelo funcionamento deficitário do intestino.Segundo concordância geral dos especialistas,laxativos irritantes,vida sedentária,tensão nervosa e ansiedade são itens que devem ser evitados,pois podem gerar o distúrbio.
As fibras apresentam-se nos cereais integrais,feijões,vagens,frutas e vegetais.Na relação dos alimentos mais ricos estão:maçã,abacaxi,beringela,espinafre,alface,
couve e tomate.
Não existem recomendações oficiais a respeito da quantidade fibrática necessária na alimentação cotidiana.Entretanto,muitos terapeutas comentam que,de modo geral,três colheres de sopa de Farelo de Trigo,distribuídas entre as refeições são suficientes para satisfazer as prioridades básicas.
O Arroz Integral,presente na maioria das dietas orgânicas,além de proteínas e vitaminas é dotado de enorme poder desintoxicante.Já o Trigo Integral,executa constante limpeza da flora,tendo,por consequência,grande atividade medicinal.
De acordo com indicações nutricionais,o ideal seria nunca deixar faltar estes cereais nas refeições.
A Levedura de Cerveja exerce papel de contrução do organismo humano,apresen-
tando fantásticas propriedades laxativas.Duas a três colheres de chá dissolvidas em água é a medida diária recomendada.Para finalizar,não poderíamos esquecer de mencionar o Iogurte Natural como regulador por excelência.

Monday, May 22, 2006

UM SANTO REMÉDIO
A temperatura ideal para se tomar um chá varia entre morna e pouco quente.O resultado obtido pela infusão ou cozimento pode ser esquentado antes de ser bebido.O importante,porém,é aquecer somente o conteúdo que será ingerido,nunca deixando fervê-lo.Para maior facilidade,prepare de uma só vez a quantidade que vai ingerir durante todo o dia e coloque em lugar fresco.
Os recipientes corretos,para bem usufruir o chá,são os de louça,porcelana,barro ou esmalte.Não use metal,pois ele pode alterar as substâncias ativas do vegetal.E lembre-se que existem duas maneiras principais de prepará-lo:
a)INFUSÃO:derrame a água fervente sobre os fragmentos da planta fresca ou seca.Tampe a vasilha e deixe repousar de 10 a 15 minutos,se for preparado com caules,folhas ou flores.Caso seja a partir de raízes e cascas é preciso deixar repoudsar por mais tempo;uma a duas horas.
b)COZIMENTO:coloque a planta em água fria e leve ao fogo sob recipiente tampado,até ferver.O período de ebulição varia de 3 a 5 minutos.Se usar folhas e flores.Para cascas ou raízes,30 a 40 minutos.Depois é só desfrutar dos benefícios terapêuticos das ervas.

Sunday, May 14, 2006


PERIGOS


NO

INVERNO









Nariz entupido ou escorrendo,estados febris,mal estar geral,abatimento,dor de garganta e ouvido,sinusite.Temos assim,diversos sintomas característicos de que uma virose se instalou.Isso acontece,porque o organismo encontra-se debilitado,facilitando o ataque das bactérias.
Como forma de prevenção,alguns cuidados básicos a serem administrados:
- dormir o necessário(oito horas no mínimo);
-comer abundantemente alimentos integrais e naturais.Igualmente muitas frutas que contenham vitamina C como laranja,goiaba,limão,acerola,caju,entre outras:
-procurar não passar o resfriado para os outros,usando lenços de papel descartáveis:cobrir a boca e o nariz,quando for tossir ou espirrar,e lavar as mãos,após esse ato.
O uso das plantas medicinais,indicadas na Fitoterapia,podem contribuir para solucionar os problemas de saúde.as receitas são elaboradas a partir de ervas encontradas em sua própria horta ou jardim(laranjeira,hortelã,guaco).

HÁLITO NOTA DEZ
Halitose é desconforto que afeta a maioria das pessoas,tanto do sexo masculino como feminino.Pode ser identificado com maior intensidade na parte da manhã,antes das refeições,à noite,na época da menstruação ou por uso do tabaco.
Na maioria dos casos,esse problema pode ser resolvido mediante a escovação correta e frequente dos dentes(após todas as refeições).Um diagnóstico preventivo facilitará a terapêutica constatando problemas de garganta,estomacais ou gengivites.Alguns vegetais possibilitam auxiliar a correção dessa dificuldade orgânica.A seguir,uma ótima receita caseira.
Coloque em uma xícara(chá) de álcool de cereal a 80%,1 colher(sopa) de anis(fruto),1 colher(sobremesa) de folhas de menta picadas e 1 colher(sobremesa) de folhas de alfavaca trituradas.Deixar macerar por 5 dias,coar e ingerir 10 a 15 gotas ou uma colher(sobremesa) em um pouco de água de 2 a 3 vezes ao dia.A outra metade usa-se para realizar bochechos.

Sunday, May 07, 2006


SEGUEM EM RITMO NORMAL
AS AULAS DE HATHA YOGA
Yoga são vivências!Uma das frases que mais se houve agora,no litoral!Longe do ritmo acelerado das metrópoles,da agitação e do estresse constante,as aulas de Hatha Yoga seguem criando um estilo todo particular no litoral gaúcho.
O Instrutor André de Freitas,com muita paciência e persistência,vem orientando seus pupilos há um ano.Graças a sua experiência e carisma na área,a cada dia,tem conquistado mais adeptos e admiradores dessa prática milenar.
O espaço é um autêntico centro irradiador e inspirador que emana vibrações positivas.Durante duas vezes por semana,segundas e quintas,pessoas de todo o litoral reunem-se para meditar e compartilhar exercícios e um trabalho mental de auto-controle.
Privilegiado pelo ambiente e cenário,junto as montanhas,os alunos contam ainda com um atendimento especial da Casa Natural.Tudo voltado para uma nutrição saudável.Assim,físico e orgânico vão equilibrando-se de uma forma completa e natural.
O Informativo do Instrutor André,igualmente é ponto referencial,nessa atividade inovadora e que vem marcando a vida dos moradores litorâneos.Publicação mensal,apresenta características eminentemente informativas,trazendo temas empolgantes.
Toda e qualquer informação, a respeito das aulas,podem ser encontradas na própria Casa Natural,Rua João pessoa 781 ou pelo fone 36843170.Venha nos conhecer e faça parte dessa turma alegre e descontraída!
DOCE




REMÉDIO










Recomendado há séculos,este delicioso produto das colméias nunca perdeu a fama.Tanto que ele integra,inúmeros compostos medicamentosos vendidos na farmácia.
O uso constante e abundante prolonga a vida?Pesquisas recentes comprovaram que alguns habitantes,famosos por sua longevidade,são entusiastas adeptos do consumo de mel.Assim,os mais variados problemas de saúde,desde transtornos musculares até insônia e incontinência dos bebês,podem ser solucionados com esse autêntico néctar dos deuses.
Sabe-se que o ácido fórmico,contido no mel,combate o reumatismo de modo eficaz e inofensivo.Os que sofrem de gota,bem como dos dolorosos efeitos do ácido úrico são igualmente beneficiados.Por essa mesmas razões ele é também recomendado a idosos e,especialmente,aos que padecem de arteriosclerose.
O veneno das abelhas elimina a artrite.Lembre-se que os apicultores,desconhecem esse mal.