Friday, April 28, 2006

MERCADO CRESCENTE
Pepino,alface,couve,mandioca,cenoura...Cultivados sem adubos químicos e com cuidados especiais,frutas,verduras e hortaliças estão cada vez mais presentes em nossas refeições.Isso vem facilitando uma opção de vida natural dos consumidores.
As vantagens são evidentes.Produzidos sem agrotóxicos e defensivos agrícolas,são extremamente saudáveis e saborosos.Esse achado de boas novas,entretanto,não impede uma reclamação comum:o preço bem acima dos produtos convencionais.
Os produtores defendem-se afirmando que a disparidade é provocada pelas condições muitas vezes artesanais e os maiores cuidados que esse cultivo exige.Além disso,a produção orgânica é menor que 3% no país,o apoio das autoridades é quase nulo e a literatura inexistente.
Apesar dos problemas,cresce o número de grandes e pequenos supermercados que oferecem alimentos orgânicos.Hoje,é possível,também,recebê-los em casa,diretamente do produtor.Muito mais consciente a população tem valorizado o seu consumo enormemente.
É consenso geral que esses produtos tem maior sabor e conservam-se por mais tempo.Vários deles podem ser utilizados como remédio para o restabelecimento da saúde,considerando a pureza das substâncias presentes.
Ponto positivo do cultivo natural é o respeito ao ecossistema,pois a adubação orgânica aumenta o húmus na terra,melhorando a estrutura do solo reduzindo riscos de erosão pelas chuvas.
Os adubos usados na produção são naturais,o que preserva o produto do processamento químico.O combate aos fungos é feito à base de chás e o mato retirado naturalmente ou com máquinas,respeitando assim a diversidade.
Nem sempre,o alimento que vai à mesa apresenta o viço dos congêneres,sofredores da ação química agrícola convencional.Mas o que se perde em aparência,ganha-se em sabor e preservação da saúde,defendem apaixonadamente os consumidores.
sem riscos de intoxicação,produtores,consumidores e ambiente só tem benefícios.A água dos rios continuam potáveis,peixes,pássaros e a vida animal como um todo é preservado.


Wednesday, April 26, 2006

A PRIMEIRA REFEIÇÃO
Assim como um automóvel gasta muito combustível quando está dando a partida também precisamos nos alimetar bem ao começarmos nosso trabalho.Quem sai de casa sem se alimentar adequadamente não sabe o quanto está prejudicando a própria saúde.
Um bom desjejum torna-se fundamental para reequilibrar os estoques de vitaminas e água gastos ao longo do dia anterior e durante o sono.É justamente na parte da manhã que o corpo aproveita mais os nutrientes repondo as energias e,consequentemente,melhorando o desempenho intelectual.
O hábito errôneo de "pular" o café matinal,na tentativa de perder peso,no final,é extremamente negativo.Quem deixa de realizar uma refeição,no período da manhã,para emegrecer,corre sério risco de tornar o metabolismo lento,queimando calorias com maior dificuldade.Pessoas que não estão acostumadas a comer,nesse horário,podem iniciar ingerindo líquidos,acrescentando,após,alimentos sólidos,como cereais e frutas.
Opção A)Sanduíche Natural:duas fatias de pão integral,queijo de soja ou ricota,alface,tomate e patê de cenoura;
Opção B)Granola:mistura de cereais contendo gérmen,flocos de trigo,milho,passas de uva e castanhas.Junto a essa generosa combinação devitaminas,acrescete o iogurte natural desnatado.
Em termos de líquidos a alternativa é o Suco de Uva Da Serra e Espaço Ecológico,isentos de produtos químicos.A laranja sozinha ou acompanhada a cenoura,maçã e beterraba complementa os nutrientes necessários para uma boa refeição.
O Café de Cevada representa outra excelente possibilidade,especialmente com a chegada de temperaturas amenas.Sem a presença de cafeína equilibraremos o organismo adequadamente,ganhando em força e vitalidade.
Para variar o cardápio,ainda temos uma última sugetão.O Leite de Soja,juntamente com o Cacau em Pó Natural,igualmente é bastante saboroso.Acrescente um pouco de Açúcar Mascavo ou Stévia(adoçante natural)para torná-lo mais agradável.
Com todas essas possibilidades,impossível não se ter um desjejum de altíssima qualidade.Isso possibilitará que o internauta revitalize-se plenamente obtendo uma sensível melhora no desempenho das suas atividades profissionais.
.

Tuesday, April 25, 2006

VERDE QUE TE QUERO SEMPRE
Fresquinha e nutritiva a salada tem tudo a ver com a saudável alimentação.Escolha versátil,pode ser transformada na opção principal ou única,especialmente se o amigo estiver em dieta.
Para valer uma refeição,além das vitaminas e minerais,ela necessita apresentar também carboidrato e proteína.Nesse caso,acrescente grãos,queijo tofu,filé de frango ou peixe grelhado.Usando a criatividade uma infinidade de combinações saudáveis são permitidas.Em segundos prepara-se pratos coloridíssimos que saltam aos olhos até de quem não gosta de verde.
As verduras e os legumes fazem-na uma autêntica usina de saúde.Muitos deles são considerados alimentos funcionais aqueles que,além de nutrir o corpo possuem substâncias fortalecedora do cabelo,rejuvenescedora da pele e preventiva,no caso das doenças.Os carotenóides,por exemplo,elementos que dão cor às frutas e hortaliças,são poderosos antioxidantes.Nessa turma estão o licopeno,responsável pelo vermelho do tomate e o betacaroteno que dá a luz laranja à cenoura.
Esses produtos ainda tem bastante água(salada também hidrata!),são campeões de fibras,varrendo as toxinas do organismo.Graças a tudo isso,a mastigação será maior,sua saciedade muito rápida,mantendo o intestino em ordem.
Para dar um sabor especial,o internauta poderá acrescentar vinagre de maçã,suco de limão,molho de soja e especiarias(noz moscada,gengibre).Assim,estamos diminuindo a necessidade de sal,que,em excesso,só faz mal a saúde.
Ah!falta ainda o molho.Cuide-se para não colocar tudo a perder na escolha.Uma salada com 100 gramas de calorias pode transformar-se em bombástica refeição,caso seja coberta com alternativas gordurosas e salpicada por pedaços de bacon,lascas de parmesão ou batat palha.Portanto,nunca envenene suas sua nutrição com com esses condimentos de dificílima digestão.Use a inteligência,mude os seus hábitos de vida e seja mais feliz!

A ESTRELA DO LANCHE MATINAL
Há cinquenta anos,um médico suíço,apaixonado pelo naturalismo,misturou num só prato aveia,frutas e castanhas.Sem saber inventava um produto que,mais tarde,se tornaria visita constante ao desjejum de europeus,norte-americanos e,aos poucos,brasileiros.
Rica em vitaminas do complexo B,carboidratos e fibras ela é formada por quatro grupos de alimentos:grãos integrais,frutas desidratadas,frutos oleaginosos e açúcares.Os grãos são combinações de aveia,gergelim,gérmen,flocos de milho ou arroz;as frutas,em geral uva passa e ameixa,e os oleaginosos,que fornecem as gorduras da granola,contendo nozes,coco e amendoim.O retoque final é dado pelo mascavo ou melado de cana.
Esse magnífico energizante,esquenta e põe todo o corpo para funcionar,auxiliando a enfrentar o dia de trabalho,estudo e,até mesmo,esporte.Junto ao leite,iogurte e a coalhada caseira,ela dá sempre um show de elegância,especialmente quando servida em taças.

Monday, April 24, 2006

GRÃO MEDICINAL
O interesse pela soja,na nutrição dos povos,é atualmente de âmbito internacional,por motivos alimentares e econômicos.Na evidência da crescente escassez das proteínas animais e seu preço inacessível,para a maioria,ela aparece como único substituto digno de tais fontes.
Os povos orientais,grandes consumidores desse elemento,comprovam a sua eficácia com saúde e longevidade.Indicada aos que seguem um regime vegetariano,não contém colesterol,sendo de fácil digestão.Considerado ainda um magnífico alimento às crianças,pessoas idosas e para quem apresenta problemas digetivos.Possui ,em sua composição todos os aminácidos essenciais.
Na merenda escolar,o Extrato de Soja é apresentado em forma de leite com ótimos resultados.Tal procedimento favorece inconsciente educação alimentar.Bom seria que todos os produtos derivados estivessem a disposição dos jovens desde a infância.

Friday, April 14, 2006


PÁSCOA NA CASA NATURAL DE TRAMANDAÍ
Agora você não tem mais motivos para ficar triste ou reclamar desta data festiva.A Casa Natural,sempre pensando na sua saúde,apresenta uma linha de ovos,bombons e chocolates totalmente integrais.Elaborados à base de cacau,açúcar mascavo e leite de soja encherão de alegria os lares de grandes e pequenos,durante esta Páscoa.
Os recheios de gergelim com mel,flocos de milho e arroz,castanhas e passas de uva completam esse colorido,todo particular,das doçuras pascoais.
Certamente a sua saúde ficará melhor ainda,pois os produtos elaborados pela Casa natural,produzirão altas doses de prazer e satisfação.Marque,portanto,no seu calendário:dia 14 de Abril,feriadão especial na casa mais saudável do litoral gaúcho!

Sunday, April 09, 2006

A VITALIDADE

DE

UM

CEREAL







O Arroz Integral é uma das refeições mais conhecidas mundialmente.Bem preparado,e nos vários tipos de cozimento,torna-se essencial a nossa saúde.Tem sua grande diferença,ao compararmos com o branco,na capacidade de desintoxicar e no poder vitalizador.
O arroz branco só tem miolo:o nutriente.Além disto,apresenta vários produtos químicos prejudiciais ao organismo e que são utilizados para seu refinamento.Já o Integral tem,em seu teor,a constituição natural do sangue,sem impurezas e com total imunidade a vírus,bactérias,etc.
Faça a seguinte experiência:
Pegue dois pires com algodão molhado.Num despeje alguns grãos de Arroz integral e no outro o refinado.No primeiro nascerá uma pequena vegetação,enquanto no último os grãos apodrecerão.O Arroz |Integral é um elemento vivo,com energia.Já o segundo não possui vitalidade,podendo ser considerado morto.
Em casos graves,uma dieta exclusivamente à base desse cereal terapêutico permite reintegrar um organismo às suas condições normais.





Saturday, April 08, 2006

MUDANÇA

DE

RUMO









Se por um um lado houve grande avanço nos tratamentos médicos,parece que em matéria de hábitos de vida estamos francamente regredindo.Um ótimo exemplo são as várias mudanças na nossa nutrição,que podem reduzir ou anular os efeitos das conquistas científicas.Para ilustrar essas modificações,lembramos do fato de que durante 2,5 milhões de anos nossos antepassados consumiram todos os alimentos crus,e nos últimos 500 mil anos,passamos a processar a comida em altas temperaturas.
Imagine que do café da manhã ao jantar,ingerimos de algum modo alimentos cozidos ou fritos.Esse procedimento não é ruim em sí mesmo,já que torna-se impossível digerir feijão,lentilhas ou ervilhas secas se não forem transformadas.O problema começa no desequilíbrio,no uso tanto do calor quanto da ingestão de várias substãncias.
Um pesquisador norte-americano,interessado no assunto,acompanhou durante 10 anos anos,quatro gerações de coelhos e pode observar claramente esse fenômeno.Aqueles que consumiam produtos processados pelo calor desenvolviam as mesmas doenças degenerativas dos seres humanos.Já os animais que se nutriam de alimentos crus apresentavam plena saúde.
A realidade é que o calor excessivo,no preparo das refeições,destrói,aproximadamente 40% das vitaminas A e D,cerca de 60% da E e 100% da A.
Os erros prosseguem com a refinação dos cereais,que chegam a perder de 60 a 80% de seu valor nutritivo e 90% das fibras.Continua com a inclusão de substâncias totalmente estranhas,os aditivos alimentares,a ingestão desequilibrada do sal de cozinha,e persiste com o abuso do açúcar refinado.
A lista de problemas é parcial,mas já dá para compreender o motivo pelo qual as doenças,desde o diabetes ou a hipoglicemia até as enfermidades do coração e câncer estejam aumentando assustadoramente.Junto com o sedentarismo e estresse,a alimentação inadequada contribui na lista de costumes que precisam mudar urgentemente.
Se durante os últimos mil anos conseguimos chegar à lua,criar drogas fantásticas que efetivamente curam,nosso desafio para esse milênio é garantir acesso a hábitos de vida que dificultem o surgimento de doenças.Mais que isso,interromper uma espiral crescente em que boa parte da tecnologia é usada para resolver deficiências que ela mesmo criou.



Sunday, April 02, 2006


VIVENDO SAUDAVELMENTE

O que é saúde:simples ausência de doença ou vitalidade plena?Vale a pena refletir sobre alguns requisitos indispensáveis à um viver perfeito e feliz.
Um ritmo de vida atribulado,aliado ao uso diário de alimentos artificiais(refrigerantes,laticínios e doces),agridem diretamente o corpo humano.É exatamente nesse momento que as doenças se instalam irreversivelmente.
Como evitá-las?Simplesmente observando princípios e condutas que não transgridam o ritmo de funcionamento do organismo.
Um dos aspectos vitais para a saúde é a alimentação.Grande parte das enfermidades provem de hábitos nutricionais errôneos.Nada concorre mais para a alimentação de impurezas no sangue do que o uso constante de produtos industrializados,condimentados e excessivamente elaborados.Todos eles tem a propriedade de conduzir gases tóxicos diretamente à corrente sanguínea e posteriormente aos órgãos e tecidos.Vegetarianismo,macrobiótica ou alimentos industrializados?Para decidir qual a linha alimentar a ser seguida bom lembrar do velho ditado:"Somos aquilo que comemos".
Outro elemento fundamental,pois sem ele não viveríamos mais do que cinco minutos,é o ar.Formado basicamente de óxigênio e nitrogênio é indispensável ao homem.Por isso,não devemos dormir em quartos com portas e janelas fechadas.O corpo precisa de ventilação renovada para recuperar as energias gastas.
Passear em parques e jardins públicos,ou qualquer outra área com muitas árvores,ajuda a limpar os pulmões.
Nada mais gostoso do que tomar um banho de sol,principalmente na parte da manhã.Nesse instante os raios ultra-violeta beneficiam a manutenção da estrutura óssea sadia e a prevenção e cura do raquitismo.
O estado de espírito igualmente tem enorme influência sobre o ser humano.A tristeza,mágoa,fadiga mental e as preocupações afetam nossa vida.Por isso,é essencial manter o bom humor e a alegria pois acabam auxiliando o sistema nervoso,aparelho circulatório,digestivo e outros.