Sunday, March 26, 2006

POPULAÇÃO NÃO SABE O QUE COME E BEBE
Uma alimentação equilibrada é o princípio fundamental para que haja uma boa saúde.Contudo,as pessoas estão longe de informações nutricionais adequadas que às levem a mesa.As causas são bastante variadas,desde os rótulos incompreensíveis para o leigo,até os produtos que nada revelam em seu conteúdo.
Infelizmente os rótulos fornecem subsídios que costumamos chamar de"...e daí?",ou seja,de que adianta escrever:contém goma xantana ou citrato de sódio.Quando encontramos esses dizeres ficamos com a mesma dúvida ou piora ainda mais,afinal,a explicação sobre esses produtos não vem especificada,e a maioria desconhece os malefícios dos elementos químicos presentes...
Os alimentos industrializados,em sua grande parcela,apresentam algum artifício,especialmente conservantes e estabilizantes.Na agricultura,o uso de adubos,pesticidas e agrotóxicos agravam a situação,principalmente porque,nesses casos,nem mesmo rótulo eles fornecem.Já na pecuária o abuso indiscriminado de hormônios igualmente prejudica o consumidor final e,mais uma vez,os alimentos nem rótulo tem.
A medida que os produtos são manipulados e manufaturados,perdem seu valo nutritivo,ganhando novos aditivos(como no caso do arroz branco,que elimina sua camada de fibras e sais minerais para dar lugar a ceras e talcos).
O conhecimento e o bom senso sempre devem estar caminhando juntos e,com relação à nutrição todo cuidado deve ser mantido.de acordo com Hipócrates:"Faze de teu alimento o teu remédio"...
O consumidor precisa ter cuidados não apenas com os conservantes,mas no tocante a todo composto artificial inserido alimentalmente.Uma nutrição perfeita,bem orientada é sem dúvida o passo inicial e decisivo visando a busca de um equilíbrio orgânico,uma estrutura saudável e melhor qualidade de vida.




Wednesday, March 22, 2006

GORDURA DESCONTROLADA
A obesidade é,atualmente,um grave problema médico,especialmente nas sociedades prósperas.Nelas,o excesso alimentar,aliado a atividade física reduzida,tem alterado o perfeito equilíbrio orgânico.
Determinantes ambientais,igualmente,atuam de forma decisiva nessas ocasiões.Justamente atingindo aquelas pessoas comumentes suscetíveis a imagens de liberdade,amor e sucesso sugeridas pelas propagandas de alimentos.
A tendência é que esse contingente siga as amizades e modismo.Consequentemente,acabam ingerindo alto teor calórico.Se não tomam cuidado com isso,terminam assimilando esses habitos nocivos,inadequados,e que não poderão predispor a um futuro obeso.
Problemas cardiovasculares,osteoartrite dos joelhos,varizes dos membros inferiores,colecistite e outras doenças são fruto direto da gordura.O paciente obeso constantemente apresnta distúrbios cardíacos,fator responsável pela hipertensão arterial e hipertrofia do ventrículo esquerdo.
Em resumo,ao engordar o indivíduo perceberá,automaticamente,uma auto-imagem insatisfatória,onde a falha estática aparecerá como barreira frente a amigos,familiares,sociedade e a sí mesmo.A pouca aceitação grupal poderá fortalecer,ainda mais,o comportamento de desvalorização pessoal.Com efeito,o ser humano tende a se fastar das atividades que que exponham seu corpo,como,por exemplo,dançla,esporte,caminhadas,etc.Isso favorece a uma vida sedentária,produzindo consumos cada vez maiores.
Os resultados de todo esse desequilíbrio,geralmente refletem um veradeiro círculo vicioso,em que são desenvolvidas carências,dificuldades e desajustes,incentivando como fonte máxima de prazer satisfação e realização,o próprio alimento.Nesse estágio,os problemas de ordem psicológica são reais ao extremo.A obesidade é comum em lares onde os habitos alimentares tornaram-se,gradativamente desvirtuados.
A superalientação compulsiva,portanto,assemelha-se ao vício de alcoólatras e drogados,que procuram segurança,auto-afirmação ou fuga dos problemas na bebida e tóxicos.O obeso ,muitas das vezes,busca tudo isso no ato de comer.

Wednesday, March 15, 2006

RESPIRAÇÃO CORRETA
Você pode viver vários dias em jejum alimentar,poucos sem água,mas somente um minuto afastado do óxigênio.Importante,por esta razão,absorver e expelir o ar corretamente.
Podemos facilitar esse trabalho,garantindo completa purificação sanguínea e boa oxigenação celular,praticando regularmente exercícios respiratórios.O melhor de todos refere-se a respiração através do diafragma,abrangendo,assim,a totalidade dos órgãos.
Raras são as pessoas que exercem ess atividade regularmente,causando sérios danos a saúde.Saiba que a respiração realizada automaticamente é insuficiente para levar aos pulmões o óxigênio necessário.
Observe que a capacidade pulmonar de um adulto atinge aproximadamente três litros,e,normalmente,inspiramos não mais que meio litro,ou seja,um sexto do volume.É isso que nossos pulmões experimentam cada dia.Ainda bem que eles não desistem do contrário morreríamos logo.
Existem,contudo,outras regrinhas essenciais para que o ato se desenvolva perfeitamente:durma com as vidraças do quarto abertas.Talvez tenha que haver algumas mudanças nas janelas para vencer o medo do frio no inverno.Essa decisão nascerá quando vier a lembrança de que outros partilham o mesmo ambiente,expirando substâncias tóxicas no período da noite.Assim,estes gases voltarão para seus pulmões,caso não haja entrada contínua de ar puro no quarto.
Quem mora em lugares onde a poluição ambiental é constante,sugere-se uma mudança residencial urgente.Procure sempre a proximidade de árvores,para respirar profundamente,e ponha plantas em casa,no terraço,jardim(menos no quarto).Uma árvore de tronco bem desenvolvido produz óxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas.Planeje passeios ecológicos,durante os finais de semana,e "lave" seus pulmões.
Colabore com a manutençaõ da pureza do óxigênio eliminando:queimadas de lixo,o uso de inseticidas,aerosóis e cigarros,bem como mantendo regulado o motor do carro.O ar é um dom precioso e gratuito.Logo será notado uma melhora na aptidão mental,memória,concentração e,lógicamente,em sua aparência.
Ao praticar essa primária regra de saúde nos surpreenderemos com a nova disposição de começar a exercitar todas as demais.Inicie hoje mesmo a receber mais óxigênio,um fundamental ingrediente na nossa vida.
DORES DE CABEÇA? SOLUÇÃO NATURAL!
Náuseas,trasnspiração excessiva,febre são alguns dos sintomas que acompanham uma crise de enxaqueca.Sob determinadas circunstâncias o desconforto ocasiona,até mesmo,dores estomacais e vômitos biliares.
O problema é causado por toxinas acumuladas no corpo devido a hábitos alimentares errados.As matérias residuais,circulando na corrente sanguínea,provocam cäimbras nos capilares.A prisão de ventre crônica também apresenta responsabilidade como fator influente.
As ervas medicinais tem demonstrado grande terapêutica nessas incovenientes situações.A alfazema,por exemplo,aplicada topicamente em cataplasmas quentes,com folhas cozidas,acalma nos momentos de nevralgias.
Os chás de erva cidreira produzem efeito sedatório.Pode-se recorrer ainda ao limão,combatente de inúmeros males.

Sunday, March 12, 2006

CURA PELA NATUREZA
ATRAI MÉDICOS

Quimioterapia,radioterapia,cirurgia,são algumas armas da medicina convencional,no combate ao que ela considera o inimigo dos corpos:as doenças.Não obstante as enfermidades apenas se multiplicam,tornando-se mais complexas,acompanhando paradoxalmente o avanço tecnológico.
Conforme o Dr. Yong Suk Yun,a resposta é simples.Afastando-se da natureza os médicos isolam-se também das soluções.A dotando o princípio do "olho por olho,dente por dente",contrapondo o antitérmico à febre,o analgésico,à dor,cria-se como resultado um circulo vicioso.
Assim,será evidente o aparecimento de efeitos colaterais,doenças crônicas,debilitação precoce e finalmente morte prematura.Por isso,ignorar aquilo que a pessoa come,ou acredita e vive,desconsidera fatores importantes no quadro do paciente.
O coreano lembra que o câncer é um mal típico da civilização.Gerações alimentadas com produtos industrializados,tornam-se vítimas de problemas complexos,sem causas,invisíveis,que só se manifestam quando "nada mais resta a fazer".
A alimentação e os hábitos saudáveis condicionam organismos fortes que reagem a menor alteração no seu equilíbrio e recuperam-se rapidamente tão logo ele seja restabelecido.Já a nutrição artificial e os remédios químicos aliados a comportamentos nocivos e viciosos enfraquecem-no tornando débil ao ataque de bactérias.
Portanto,grande parte das enfermidades não ocorrem repentinamente.Possuimos forças que atuam constantemente contra elementos invasores.Dependendo das condições de tais defesas vencemos ou adoecemos.O sintoma é o sinal de alerta orgânico contra a instalação do mal.Reequilibrando -o os problemas perdem sua razão de ser.






















Saturday, March 11, 2006

ORIENTAÇÃO NA DOSE CERTA
A Casa natural de Tramandaí encontra-se preparadíssima para lhe servir e orientar nesse mês.Produtos como geléias,sucos,cereais integrais,passando por macarrões,mel e melado,entre outros,vão fazer a diferença.Um cardápio alimentar diferenciado que merece total atenção!
Aliás,março da tranquilidade e do sossego está iniciando pelas trilhas litorâneas.A calmaria já tomou conta da região,até mesmo porque,as pessoas insistem em deixar esse período,fora do roteiro turístico.Águas claras e transparentes,com tons esverdeados.Sol a pleno vapor,calor,alguns detalhes usufruídos por poucos,infelizmente.
Comparativamente,aos outros meses do veraneio,março é considerado como o de menor movimento.Contudo,apresenta,na sua totalidade,as melhores condições para umas férias perfeitas.Sem a aglomeração da alta temporada,oferece um "mar de possibilidades paradisíacas".Lógicamente que,junto a todas essa belezas naturais,fundamental estar equilibradamente nutrido,"de bem com a vida",como popularmente costumamos afirmar.Nada de preocupações ou ansiedades.Importante viver o momento presente.Agir dessa forma é usar de sabedoria e prolongar anos de vida.
Excelente,igualmente,realizar um balanço de sua vida nutricional,isto porque,tudo está recomeçando.As aulas,o trabalho,as dietas,enfim,podemos dizer que é agora ou nunca?Entretanto,se o amigo leitor já possui uma consciência alimentar desenvolvida,meus parabéns!Você está no caminho certo!Continue assim!E não deixe jamais de visitar a CASA NATURAL DE TRAMANDAÍ,pois
estamos com enormes saudades suas!!!






Friday, March 10, 2006

MEXA-SE ... E TENHA MAIS VITALIDADE!

A população que mais vem crescendo no mundo está na faixa etária acima de sessenta e cinco anos.a descoberta de novos tratamentos e remédios,orientação alimentar e,naturalmente,a atividade física vem contribuindo para isso.
O que se questiona é a qualidade de vida,pois 85% dessas pessoas já apresentam uma ou mais doenças,como artrite,diabetes,hipertensão arterial,depressão,além da terrível demência senil.
Os estragos provocados no corpo pelo passar dos anos estão relacionados com a falta de uma preparação física,ainda que o processo de envelhecimento seja real.A finalidade dos exercícios é obter uma vida saudável,pela de felicidade.
Somente há dez anos o sedentarismo foi recebido como um fator de risco.Hipócrates,considerado o Pai da Medicina,já dizia que "andar é o melhor remédio para a saúde".De fato,uma vida inativa,de pouco movimento torna-se mais prejudicial que o excesso de peso.
A vantagem da movimentação diária é que ela é cumulativa para os órgãos vitais.Você pode andar trinta minutos por dia ou fazer exercícios diversos de quinze minutos duas a três vezes que igual efeito obterá.
Outras ativiades como andar de bicicleta,cuidar do jardim,nadar ou praticar algum esporte levaram aos mesmos resultados.O importante é não ficar parado.
Mas quais,na realidade,são os benefícios orgânicos como um todo?O cérebro,que necessita de boa oxigenação,é o primeiro órgão a se beneficiasr,melhorando suas funções,inclusive a memória.A eliminação de toxinas,através do suor preveni o envelhecimento precoce da pele.O fluxo rápido do sangue,favorece as funções do coração.A movimentação constante das articulações produzirá menos desgaste,evitando a osteoporose.ocorrerá redução da gordura e fortalecimento da musculatura.
Após todas essas vantagens,que tal uma relaxante sessão de caminhada?preferencialmente em um ambiente calmo e natural.LEMBRE-SE:o amigo poderá ganhar até mais dois anos de vida a cada trinta minutos de exercícios diários.

Thursday, March 09, 2006

DOÇURA QUE AMEAÇA
A SAÚDE

Metabolizar grande quantidade de açúcar diaria-
mente resulta em um enorme trabalho para os ór-
gãos vitais.No início,cria no corpo um ambiente propício à micróbios,bactérias e infecções,da mesma forma que o açucareiro aberto atrai baratas,ratos e formigas.
Ao elaborar o açúcar branco,torna-se necessário bastante química.Diferentemente do melado e da rapadura,ele não tem ferro e cálcio,por exemplo,fortalecedor do sangue,ossos e sistema nervoso.Na realidade essa substância é só um cristalzinho doce,sem vitaminas,minerais,pro-
teínas,gorduras,enfim,vazio do ponto de vista nutricional.
A publicidade na televisão afirma que a doçura produz energia.Contudo,trata-se apenas de uma onda de calor que passa logo e deixa a pessoa fragilizada ao extremo.Nosso sistema de defesa gasta reservas vitamínicas e sais minerais,tentando neutralizar os excessos,raramente conseguindo.Finalmente essa quantidade
acumulada,no formato de gordura,afeta até mesmo,a capacidade de pensar com clareza.
Quanto maior o seu índice na alimentação,crescerá consideravelmente o risco de doenças graves como diabetes e câncer.
Muitos viciados confessos no produto acreditam que ele é semelhante a bebida para um alcoólatra.A opção segura seria manter-se distante.A ingestão sempre vai desencadear um desejo por mais.E quando diminuirmos o consumo,menor será a nossa vontade.
Fique ligado então!Adote uma postura inteligente e saudável.Aprenda a consumir frutas.Saiba proteger-se,cuidando de sí mesmo.Se for melhor não consumí-lo permanecer longe dele não será um castigo,mas um presente.Faça uma experiência desintoxicante,desco-
brindo como será melhor viver sem essa doce ilusão.

Sunday, March 05, 2006


O PREÇO DA GULA

No tórrido nordeste brasileiro,as famílias abastadas tem altíssima incidência de obesidade,enfarte,
hipertensão,diabete,derrame cerebral e outros males.Sua aliimentação consta,sobretudo,de pratos
gordurosos e doces em abundância.
Na realidade,as gorduras e os refrigerantes são apenas formadores de calorias,nada mais,só servem para ser queimados.Quando o homem vagava na
incerteza de encontrar comida,consumia exageradamente para armazenar sob a pele e garantir-se contra a escassez.
São os alimentos inadequados,escolhidos sem critério,os responsáveis pelos maiores estragos no
corpo humano.Além de interferir na química das células,fornecem algumas substâncias em excesso e deixam escassear outras.
Entretanto,ninguém pode avaliar se sua alimentação é correta ou não sem o auxílio da balança.Ela é o fiel mostrador de nossos desvios e dirá se estamos cobrindo as calorias gastas ou nos transformando em armazém atulhado de mercadoria inútil.
Transformar o instinto natural da fome em um bacanal alimentar é cavar a própria sepultura.dessa forma,para obtermos êxito necessitamos muita determinação,sabendo discenir o que é fundamental e supérfluo.Caso contrário,as artérias ficam duras,perdem a elasticidade,o sangue circula mal,a pressão sobe,eis o início da morte.
Pesquisadores da área nutricional são unânimes em admitir os benefícios de uma mudança no estilo de vida.Dieta à base de cereais integrais,frutas e verduras traz maio resistência e longos anos aos seus apreciadores.
Portanto,chega-se a conclusão de que uma nutrição adequada possibilita a cura de várias enfermidades.problemas crônicos como artrites,sinusite,gota,deformidades e fraquezas tendem a desparacecer.Tudo isso fruto de uma terapêutica onde os alimentos ocupam papel primordial.
Por que então com o nosso próprio corpo somos tão desleixados e indiferentes?Vamos mudar essa situação,estabelecendo novas prioridades.o primeiro passo para começar a cuidar da saúde e prolongar a vida é evitar doces e gorduras.Claro que vez por outra a norma pode ser quebrada.
Mas sempre como exceção.Será essa uma escolha decisiva para o seu bem estar!!!

AULAS DE RELAXAMENTO NA CASA NATURAL
As aulas de Hatha Yoga,com o instrutor André,é a mais nova opção de saúde,oferecida pela Casa
Natural de Tramandaí.Um trabalho que já vai completar seu primeiro aniversário,no litoral,e que vem sendo muito bem aceito pela população litorânea.Fundamentado em exercícios de relaxamento,tanto do corpo como da mente,jamais força os musculos do seu praticante.
Uma sala especialmente planejada foi criada a fim de que todos os seus participantes tenham um
perfeito monitoramento do instrutor.Próximo da lagoa e cercado pela natureza,temos um ambiente extremamente favorável para essa prática milenar.
Durante duas vezes por semana,divididos em quatro horários,turmas estão sendo formadas e rapidamente preenchidas.Mais uma vez,a Lagoa Produtos Naturais inova e contibui para que seus clientes busquem,cada vez mais,uma vida saudável e feliz.Maiores detalhes e informações você poderá obter pelo Fone: 36843170.Estamos aguardando a sua visita!!!!

Saturday, March 04, 2006


A ARTE DE COMER CORRETAMENTE
Vá progredindo aos poucos,de forma consciente e equilibrada.Seja seu lema "racional sempre.Radical nunca".Comece por introduzir saladas ou frutas cruas,no início das refeições,aumentando a proporção desses alimentos gradativamente até chegar aos 50%.
Passe a consumir pão integral,aroz,diversas leguminosas,aveia:depois vá eliminando as conservas,frituras,os congelados e substituindo refrigerantes por sucos naturais.Sem perceber,
você irá diminuir a quantidade de carne na mesa,até que não a deseje mais.
Aprenda a mastigar bem!Coma com calma e gratidão,apreciando o sabor de cada prato.Lembre-se amanhã este alimento será seu sangue!logo ele lhe dará uma nova satisfação,
que fará esquecer completamente os lanchinhos intermediários.Aprimore-se na apresentação
dos pratos,isto proporcionará um prazer adicional!